sexta-feira, 6 de maio de 2016

ODPV3: Preço e Lucro

Nos dois últimos posts (relembre aqui e aqui) falamos sobre a história e os principais múltiplos fundamentalistas da OdontoPrev. Neste terceiro e último post sobre esta empresa iremos tratar do preço e sua correlação com o lucro.

Lucro por Ação é obtido pela divisão do lucro líquido do exercício pelo número de ações ordinárias em circulação no final do exercício. Seu propósito é indicar quão lucrativo se apresentou um empreendimento pela utilização dos recursos disponibilizados pelos acionistas. Já o P/L é o indicador que mede a relação entre o preço atual das ações e o lucro por ação acumulado nos últimos quatro trimestres. De forma simplificada, o P/L indica o quanto o investidor está disposto a pagar por Real de lucros. Ou seja, um P/L de 10 indica que o preço atual da ação representa 10 vezes o lucro gerado pela empresa nos últimos quatro trimestres.

No gráfico abaixo, a série cinza apresenta a evolução do P/L da empresa e a série verde apresenta a evolução do Lucro por Ação.


No gráfico abaixo temos na série azul a evolução do preço da ação e na série amarela a evolução do lucro acumulado em 4 trimestres.

7 comentários:

  1. É aí Uo?!

    Vai comprar odontoprev nos próximos dias?

    Ta de olho em quais ações no momento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lancei OC em 9,9 há alguns dias, chegou perto, rs.
      Estou de olho na LAME3 também.

      Excluir
  2. Opa também estava com essa no radar ... tenho na carteira ... só não resolvi se irei mantê-la ...

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. É um empresa com bons fundamentos. Estaria na minha lista de candidatas, caso eu fosse aumentar minha carteira.
      Abraço!

      Excluir