terça-feira, 19 de setembro de 2017

Investimento em NTNB Principal

Fico lendo posts antigos e percebo como minha estratégia de investimento muda ao longo dos anos. Se é que posso chamar isto de estratégia. Ao ler este post de março de 2014 lembrei da época em que comprava NTN-B Principal para "aposentadoria". Naquela época acreditava piamente que ia me aposentar de NTN-Bs. Hoje já não tenho mais nenhum título público em carteira, life changes...

21/03/2014: Comprando NTNBs com taxa de 7%...

Seguindo a estratégia de investimento em NTN-B Principal 2035 para longuíssimo prazo (aposentadoria) que estabelece aportar nesta modalidade nos momentos de taxas de juros elevadas, já estou apto a comprar títulos no atual momento. Conforme mostra a tabela a seguir, já temos 3 dias com as taxas acima de 7%.


Nos gráficos a seguir podemos visualizar de forma mais clara a evolução das taxas no decorrer do ano:




Ontem o mercado apresentou uma interessante taxa de 7,11% e hoje iniciou o dia com uma taxa de 7,02%. Ainda não constatei nos agentes de mídia o motivo da ligeira diminuição verificada no dia de hoje mas acompanharei o noticiário para definir os critérios de aportes para este mês.

Edição (porque caiu no dia de hoje): Sem susto com IPCA-15 de março, juros futuros caem - Depois de uma rodada expressiva de alta ao longo da semana, em meio ao agravamento das preocupações com a inflação, os juros futuros recuaram hoje na BM&F. Investidores aproveitaram a apreciação do real e o IPCA-15 de março levemente abaixo do esperado para embolsar lucros e reduzir parte dos prêmios elevados carregados pelos DIs. Fonte: http://www.valor.com.br/financas/3489646/sem-susto-com-ipca-15-de-marco-juros-futuros-caem

Ainda conheço pouco sobre o funcionamento do mercado de juros futuros e a correlação deste com as taxas praticadas pelo governo no tesouro direto, mas pelo que notei existe uma relação direta entre os juros futuros e as taxas definidas pelo governo. O leitor que puder dar mais informações a respeito será bem vindo no espaço de comentários.

De qualquer forma acredito que a alta das taxas de juros nas últimas semanas está fortemente relacionada à expectativa de inflação maior no mês de março bem como à questão nebulosa do setor elétrico.

A título de curiosidade realizei uma pesquisa nestes primeiros meses do ano tentando correlacionar a evolução das taxas de juros com o cenário econômico. O gráfico abaixo pontua os principais acontecimentos do ano e o próprio leitor poderá tirar suas conclusões.


48 comentários:

  1. então Uo, tamem to querendo comprar, mas to sem grana alguma esse mes... :(

    abraço,
    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, meu salário saiu só agora no fim do mês, ontem já poderia ter feito uma compra parcial, hoje ficou menos interessante, mas estou monitorando. Pelo menos umas 3 devo comprar este mês.

      Excluir
  2. Não devo fazer aportes em TD nos próximos meses, estou pensando portando em tirar parte do LFT e jogar em NTNB P, o que acha UO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual seu objetivo com esta modalidade LFEH? Se for aposentadoria como eu acho que vale à pena, mas se for para médio prazo não sei lhe falar.

      Excluir
  3. Uó,

    No fundo comprando agora você está fazendo uma economia de aproximadamente R$ 40,00 por título. Para comprar muitos títulos ok, mas para comprar poucos, dentro de um montante grande/longo prazo, a diferença é pequena. De qualquer forma é sempre melhor comprar mais barato que mais caro, sem dúvida. Eu comprei no começo do mês (06/mar) por 601,10, paciência.

    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu filho, o que importa mais é a taxa que se paga percentual mais ipca.

      Excluir
    2. Anônimo,
      É claro que o que importa é a taxa, mas todos vão ser resgatados pelo mesmo valor, portanto eu quis dar o exemplo com relação ao ganho real devido a marcação a mercado.

      Abraços

      Excluir
    3. E.I., você vai me chamar de louco mas agora tô usando gráfico até para comprar NTNB, rs. Hoje comprei 3 títulos, e guardei metade do dinheiro para comprar mais 3 se a taxa não chegar pelo menos a 7.15% o dinheiro vai virar pro mês que vem. O dinheiro que usei hoje era do mês passado ainda.

      Excluir
    4. hehe Uó, imagina eu te chamar de louco só por causa disso? Gráfico de NTNB deve ser o máximo. Dá barato? rsrs
      Abraços

      Excluir
    5. é um gráfico qualquer, rs

      Excluir
    6. Uó, timing é foda né? veja que já subiu novamente a NTNB-P35. Ou melhor, a taxa caiu. Impressionante esta volatilidade.

      NTNB Principal 150535 15/05/2035 6,74% - R$ 608,17
      Atualizado em: 27-03-2014 18:00:54

      Excluir
    7. Sim E.I., vejo todo dia na hora do almoço a taxa das NTNs. Na sexta passada eu comprei 3 porque já estava 'sentindo' que iria cair abaixo de 7, mas deixei dinheiro na conta da corretora para comprar mais 3 caso meu sentimento estivesse equivocado. Então estou virando o mês com caixa para comprar no mês que vem caso retorne a 7 novamente. Pode ter certeza que no menor sinal de aumento da inflação ela chega lá.

      Excluir
    8. Uó, estas postagens antigas são pura nostalgia, rs

      Só para constar, os títulos que comprei em 2014 por R$ 601,00 hoje valem R$ 1266,82.

      Poderia liquidar agora? poderia ... mas vou comprar o que, pagando quanto? Os meus vão ficar na carteira até 2035 ...

      Abraços

      Excluir
    9. Pois é E.I., percebo que você era um frequentador assíduo aqui do blog, rs
      Eu venderia pra comprar Forja Taurus, assim que acabar o Estatuto do Desarmamento ela vai dobrar de valor, kkk, eu já comprei.
      Abraço!

      Excluir
    10. Era mesmo, acho o esquema de visualização e de comentários do blogger muito mais prático.
      Se é louco vender minhas NTNBs pra botar o dinheiro em Taurus, rs

      Excluir
  4. Não seria março 2014?

    ResponderExcluir
  5. pq deixar de aplicar numa LCA com duração de 2 anos pagando 100% do cdi , para então aplicar no TD esperando por 21 anos pelo resgate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, estou pensando em aplicar em LCA também para o curto prazo. Qual instituição você usa? Qual o valor mínimo? Para o longo prazo prefiro as NTNs.

      Excluir
  6. Texto atualizado em meu blog, contendo as informações com os proventos recebidos, atendendo observação do Uó

    ResponderExcluir
  7. Porra kara. Cheguei em casa doido pra ler do balanço da TAESA e vc aki falando de tesouro. O tesouro tá lá na TAEE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você, meu sócio. Aumento de receita em 28,8%, aumento de lucro líquido em 51,5%, elevação da margem líquida de 52,3 para 61,7%. Tá bom procê? Essa TAESA é o ziza. Ass.: Ombudsman do Uorrem

      Excluir
    2. Podexá, semana que vem ela será abordada aqui. Valeu Ombudsman

      Excluir
    3. A você que é meu sócio segue um pedido, Cemig saiu ontem. Fico aguardando o post.
      Adriano

      Excluir
    4. http://cemig.infoinvest.com.br/ptb/11230/20140317_Cemig_2014BrazilConference_MLynch.pdf

      Excluir
    5. joia, farei ainda esta semana.

      Excluir
  8. Uorrem, no momento não me posiciono em títulos de longo prazo porque creio que os juros ainda vão subir muito. Desta forma só compro títulos prefixados de curto prazo e o momento que compro e quando ocorre uma subida nos juros futuros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "creio que os juros ainda vão subir muito". 50% de chances de continuar subindo e 50% chance de não continuar, minha bola de cristal diz isto, rs.

      Excluir
  9. Uo, fora do contexto deste post. Vc investe em slce3? Abraco. BAGUALoriginal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza. puxa Bagual vc parece que nem olha minha tabela de ações do post de fechamento mensal, rs.

      Excluir
  10. Uo, que preguiça. Não acessa o blog nas weekends?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acesso sim, mas este fds foi meu aniversário, fiquei longe, rs.

      Excluir
  11. UB estou iniciando os meus estudos. Penso em focar uma carteira de dividendos, mas aí eu queria saber como é possível definir se a empresa é de crescimento ou de dividendos. Digo, tem algum ponto de corte no pay out que me define que uma ação é de crescimento ou de dividendos? Adriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, no meu início esta era uma grande dúvida minha, acabei criando um critério próprio, pode servir para você em termos, faço o seguinte:

      1 - Seleciono as melhores ações de cada setor/segmento
      2 - Tabelo estas empresas discriminando o DY e o payout
      3 - Dou um peso para o DY e para o payout e realizo uma soma
      4 - Ordeno a tabela pela coluna da soma em ordem decrescente
      5 - Se você escolheu 20 ações então as primeiras 10 ações são as ações de dividendos e as demais as ações de crescimento.

      É um método meio simplório eu confesso mas para mim está atendendo. Então segue as minhas 40 ações que eu monitoro organizadas por dividendos e crescimento:

      Dividendos:

      ABCB4
      ALUP11
      BBAS3
      BRIN3
      CCRO3
      CIEL3
      CMIG3
      ETER3
      GRND3
      HGTX3
      LEVE3
      NATU3
      PETR4
      RENT3
      SAPR4
      TAEE11
      TBLE3
      VALE5
      VIVT3
      WHRL4

      Crescimento:

      ABEV3
      BRFS3
      BRML3
      BRPR3
      CTIP3
      DIRR3
      EUCA4
      EZTC3
      GGBR4
      KROT3
      MDIA3
      PNVL3
      POMO4
      PSSA3
      RAPT4
      SLCE3
      STBP11
      TOTS3
      UGPA3
      WEGE3

      Excluir
    2. Talvez vc possa considerar ABEV e STBP como papéis de dividendos também, vai depender do seu ponto de corte. Sinceramente não estou muito preocupado em definir claramente a natureza de uma ação, apenas faço esta seleção para direcionar os aportes entre as corretoras já que tenho uma só para 'dividendos' e outra só para 'crescimento'.

      Mas qual seu objetivo, aposentadoria?

      Excluir
    3. Valeu Uo. Meu objetivo é ficar rico. Rssss. Brincadeiras a parte sou mais afeito em ter uma carteira de dividendos, dinheiro na hands and now

      Excluir
    4. Acho que para quem quer viver de renda uma carteira de dividendos é uma boa. Mas se for para reaplicar os dividendos então tanto faz de é carteira de dividendos ou não. Vejo mais sentido em uma carteira exclusivamente de dividendos para quem quer viver de renda ou usar os proventos para outra coisa.

      Excluir
  12. sou totalmente leigo no assunto .qual o valor que devo investir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais seus objetivos com esta modalidade de investimento?

      Excluir
  13. Mas foi uma bela compra hein Uó haha dependendo de quando vc vendeu deve ter ganhado uma boa graninha ai.

    Nessa época comprei bastante pré e ntn-b tb. Deu um dinheiro, mas saí cedo demais, apesar de que a troca foi boa já que comprei FIIs.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheguei a pegar a taxa de 7.7. Depois vendi tudo quando bateu nos 6. Estava precisando de grana pra comprar umas ações e FIIs, rs.

      Excluir