quinta-feira, 3 de abril de 2014

Como Declarar Cotas de Fundos de Investimento Imobiliário (IRPF 2018)

O investidor que possuía cotas de FIIs no final do ano-calendário de 2017 deve declarar o saldo das cotas como bens na declaração de imposto de renda.

No programa para preenchimento da declaração, devem ser executados os seguintes passos:

1 - Selecionar a ficha de declaração "Bens e Direitos" uma vez que cotas de fundos são consideradas bem e portanto devem ser declaradas. (Ver destaque 1 da figura a seguir)

2 - Na ficha "Bens e Direitos" clicar o botão "Novo" para incluir uma nova posição de FII ou "Editar" para modificar uma posição de FII já lançada. (Ver destaque 2 da figura a seguir)


3 - Para inclusão ou modificação será utilizado o formulário "Dados do Bem" apresentado na figura abaixo:


4 - No formulário "Dados do Bem" o investidor deverá especificar os seguintes campos:

Código: Selecionar a opção "73 - Fundo de Investimento Imobiliário"
Localização (País): Selecionar a opção "105 - Brasil"
Discriminação: O texto é livre mas deve-se especificar a quantidade de cotas, o nome ou código do fundo, CNPJ e a corretora utilizada para a compra
Situação em 31/12/2016: Se o fundo foi adquirido no ano de 2016 então este campo deve ser mantido zerado, se o fundo foi adquirido em anos anteriores a 2016 então o valor do campo deve ser preenchido à partir da declaração anterior
Situação em 31/12/2017: Preencher com o valor de compra de todas as cotas especificadas. (Se foram realizadas mais de uma compra então multiplicar o preço médio pela quantidade de cotas. O investidor pode também acrescentar as despesas das operações de compra no valor total)
 

2 comentários:

  1. Olá Uó!
    Curto muito seu blog. Gostaria que desse uma passada no meu!

    http://tornandouminvestidor.blogspot.com.br/

    Add você em meu blog. Será uma honra ter você por lá.
    Bacana suas dicas. Este ano de 2014, além de ações e outros investimentos, estou estudando Fundos Imobiliários, pretendo começar este investimento para 2015.

    Abs e bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lobo de Wall Street, seja bem vindo! Já adicionei.

      Excluir