sábado, 31 de janeiro de 2015

A Bolsa Está Barata?

Esta é aquela famigerada pergunta que não tem resposta. Afinal o que é barato? O que é caro? Eu já desisti de responder estas perguntas. Talvez para os gringos a bolsa está barata pois o Dólar subiu e as ações caíram, talvez para nós brasileiro ainda está cara tendo em vista as nuvens negras que estão se formando nos céus do Brasil. Infelizmente não são nuvens de chuva.


O IBOV está agora em ponto crítico no gráfico mensal, das principais ações que compõem o índice apenas ABEV3 está em tendência de alta. Até os bancos não estão segurando a onda. O Bradescão soltou um ótimo resultado na semana e desde então já caiu 7%. Isto não é um bom sinal.


No meu conceito de "barato", o IBOV precisaria cair pelo menos mais 10%. Melhor seria 20%. Com queda de 10% iríamos para 42.000 pontos. Com 20% iríamos para 36.000 pontos. Abaixo listo meus targets de compras.


O IFIX engatou alta desde dezembro último e agora está enfrentando resistência. No ponto em que ele está há grandes chances de retomar a tendência de baixa.


Caindo para os patamares de dezembro último eu já me animaria retomar as compras de FIIs. Abaixo listo meus targets de compras.


Galera, postei no blog de cada um de vocês uma enquete sobre as cinco ações, cinco FIIs e a modalidade de renda fixa mais promissoras para os próximos anos. Daqui duas semanas irei fazer a coleta dos dados e postar até o fim do mês o resultado. Conto com a participação de todos. Quem não tem blog pode postar aqui as sugestões.

Bom fim de semana a todos!

47 comentários:

  1. Uó,

    É muito difícil estimar isso, contudo, se eu fosse fazer um dar um chute, diria que o Ibovespa deve permanecer entre os 40.000 e os 60.000 pontos até o final de 2018. Porém, como o Mercado é irracional e soberano, pode acontecer de tudo, como o índice subir até os 100.000 pontos no final desse ano, por exemplo.

    O fato é que não existe correlação entre o desempenho do Ibov e a economia do país. É só ver que em 2009 a economia entrou em recessão e ele teve rentabilidade de 90%. Enfim, é exatamente por não termos o poder de prever o futuro que eu prefiro e recomendo o método de compras mensais. Compra-se no fundo, no meio, no topo e tem-se um PM na média.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. serão 2 anos no minimo de escuridão daqui p frente.

      Excluir
  2. Uo, td bom?
    Ainda sigo com o investimento programado todo mês (o da RICO) comprando 50% de CIEL3 e 50% de ABEV3. O valor que aporto mensal é baixo (total de 500 reais).
    Diante deste cenário atual, vc acha que é interessante manter este investimento? Meu foco é longo prazo/aposentadoria.

    Muito obrigado e grande abraço

    Guilherme76

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai ficar rico assim.

      eu entrei no folha invest e comprei ciel e ugpa, fechei o mes com mais de 6% positivo...

      Excluir
    2. Excelente! Disciplina, não fraqueje!

      Excluir
    3. Obrigado Uó!! Abração meu amigo.

      Guilherme76

      Excluir
  3. Investidor Livr3... uma constatação empírica (e muito genérica), mas que acontece é a bolsa "antecipar" o futuro... então situação econômica ruim, ou balanço ruim de empresas, mas com perspectivas de melhora levam a uma surpreendente alta e vice-versa.

    Alem disso existe a fuga para ativos reais - vide bolsa venezuelana e argentina. Como são mercados pequenos a população se refugia tambem em imóveis, dólares, etc.
    Mas realmente nada explica o mercado, nenhuma fórmula simples.

    Uorrem, poderia analisar o Euro ?
    Começaram um "QE europeu" e vão imprimir 1 tri Euros nos próximos meses, dizem que querem emparelhar a cotação com o U$. O que acha ?
    Zen

    ResponderExcluir
  4. A coisa tá é feia pra todo mundo, principalmente para as empresas.
    Ontem estava assistindo uma entrevista no canal Globonews com um empresário de food trucks que começou do zero e agora tem 9 veículos de venda de comida, um exemplo de sucesso e empreendedorismo. Não é que no finalzinho da entrevista, quando o jornalista perguntou sobre planos de expansão para o futuro, o empresário deu o maior desabafo ao vivo dizendo que o plano dele era vender a empresa, juntar a família e ir embora do Brasil, porque estava cansado de tanta corrupção?
    Levei um susto, pois poucos tem tanta coragem de falar isso em rede nacional, mas ilustra bem o sentimento de desanimo com o Pais e sua economia atual.
    Não sei se essa temporada de balanços vai dar um novo folego pra bolsa ou jogar tudo mais pra baixo ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como se desanimar com o Brasil, país melhor não há, o problema são os brasileiros, rs.

      Excluir
    2. O povo gosta de chorar...

      Quero ver esse empresário ir buscar um mercado mais promissor, como o Afeganistão ou a Etiópia. A corrupção existe no mundo inteiro, a grande questão é que aqui não se costuma punir as pessoas com rigor. Vamos trabalhar e lutar por um país melhor, depende da população. As pessoas foram às ruas e depois elegeram a Dilma? Querem o que?

      Excluir
    3. Mudar de país é sentimento derrotista. Não vai ajudar em nada.

      Excluir
  5. De que forma vc opera uo? vc faz scalper q nem o rogerio? mais ou menos como o igor? ou tem seu proprio setup? baseado noq opera? nao to falando para descrever seu setup, só falar um pouco de como opera para ter uma noçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, não consigo operar como o Rogério ou como o Igor nem pretendo, são rápidos demais, o Igor gosta de pegar movimentos curtos com mão pesada, é difícil para nós fazer isto. O setup do Jota é mais fácil para quem não vive o mercado o dia todo. Fico ligado nas salas do trade ao vivo mas nunca faço entradas quando eles fazem, as entradas que eu faço são de acordo com meu setup. Como o meu setup é de contra-tendência costuma ocorrer deles estarem fechando uma operação e eu estar entrando na ponta contrária.

      Estou operando usando o setup do IFR2 no gráfico de 15 para entrada. Uma vez feito a entrada uso o gráfico de 1 minuto para fazer a primeira saída (realização parcial). O restante eu vou levar no stop de satisfação ou vou ser stopado no ponto de entrada.

      Falando assim é bonito né? Entra... realiza parcial... e toca o restante. Mas o problema está em acertar a entrada.

      O maior perigo é que o setup do IFR2 é de contra-tendência, ou seja, você leva muitos stops. Mas quando você acredita na reversão você pode deixar um stop maior. Outra opção é você entrar parcial, por exemplo, se você tem uma meta de operar com 3 contratos então entra primeiramente com 1 contrato e defini a entrada dos 2 contratos restantes em um ponto mais distante da primeira entrada. Isto pode ser considerado fazer preço médio, e realmente é, mas se você está enxergando uma reversão então pode ser uma boa opção.

      Te falo que este setup funcionou nos 18 dias que operei mas levei alguns stops.

      Estou iniciando as minhas operações com 3 contratos. Se eu consigo fechar a primeira operação no lucro então a segunda eu entro com 5 contratos. Se a segunda for positiva então na terceira e última entrada vou de 7 contratos.

      Se a primeira operação falhar então a segunda tem que ser com 3 contratos. Se a segunda operação falar então a terceira tem que ser também com 3 contratos.

      Não sei se você entendeu, mas na medida em que vai fazendo caixa já pode aumentar a quantidade de contratos das próximas operações de acordo com seu grau de risco. Estabeleci para mim um grau de aumento de 2 contratos por acerto.

      A realização parcial que utilizo é assim:
      3 contratos de entrada - parcial com 2
      5 contratos de entrada - parcial com 3
      7 contratos de entrada - parcial com 4

      Estou usando também os gráficos das ações de maior peso no IBOV como referência (ITUB, BBDC, PETRO, VALE, ABEV). Se todas estiverem indicando compra então pode comprar o índice sem medo, mas se alguma estiver divergindo então já é um indicativo de que o índice vai consolidar e o alvo será curto.

      Anom, aprendi coisa demais nestes 18 dias e sei que tenho muito mais a aprender, mas os maiores aprendizados foram:

      - Estabeleça uma meta diária factível de lucro e tempo de operação. Se atingir uma delas já feche o HB.
      - Estabeleça o número de contratos de acordo com se grau de risco, se não acredita muito na operação então entre parcial ou não entre.
      - Não entre em operação porque alguém entrou, a decisão deve ser sua. Se você não tem critério para entrar então não entre.
      - Fique atento ao mercado como um todo: abertura das ações, abertura do mercado americano, divulgação de notícias, gráfico do petróleo... no intra-day tudo é motivo de mudança de comportamento do mercado.
      - Não seja intolerante. Minha maior perda ocorreu do fato de eu estar ganhando 800 reais no periodo da manhã e ter desejado chegar nos 1.000 reais no período da tarde, tudo isto porque no dia anterior eu tinha ganho 1.000 reais. Se você ganho X em um dia não quer dizer que vai ganhar x no dia seguinte, mesmo que esteja faltando só 1 real, estes 1 real podem colocar tudo a perder. Aceite as perdas, eu não aceitei e quase quebrei.

      Excluir
    2. valeu pela explicaçao, a satisfaçao esta em qts pontos?

      Excluir
    3. Satisfação, como o nome já diz, é subjetivo. Você decide.

      Excluir
  6. Dizem os analistas do INFOMONEY que se o IBOV perder o suporte de 45mil vai buscar os 30mil e agora???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IC,

      Acho bem difícil isso acontecer. Os 30.000 pontos só devem chegar em uma situação parecida como a da crise de 2008.

      Esses "antalistas" não sabem de absolutamente nada.

      Abraços.

      Excluir
    2. Infomoney não tem credibilidade nenhuma, cada vez mais tendenciosa.

      Excluir
  7. UO,

    Lista dos FII: MFII11, FIXX11, BPFF11, RNGO11, MXRF11
    Lista de renda fixa: fundo que estou no HSBC (renda fixa tipo 30.000 inflação), LCI, LC e LCA. Basta procurar nos bancos médios e menores que se consegue ótimas taxas. Lembrar que tem FGC até 250.000,00 aplicados.
    Quanto a Bolsa, não estaria cara se tivessemos um governo capitalsta e organizado de verdade, mas com este lixo chamado PT no comando nada é garantido, nada. Quem acredita numa corja que faliu a Petrobrás??? Que fudeu as elétricas?? Que sucateou nossa malha elétrica??? Estou fora de bolsa, exceto para especular am swing trades muito específicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HM,

      Empresas bem administradas conseguem superar todas as adversidades, inclusive o PT. Veja que algumas empresas boas já divulgaram seus resultados de 2014 e o lucro líquido delas subiu 20%, em média, em relação ao ano anterior.

      Levando isso em conta, acho burrice ficar fora da Bolsa. Mas cada um sabe, ou deveria saber, o que faz. O engraçado vai ser o choro quando ela disparar.

      Abraços.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. IL, quando vc enxerga sua carteira encolher 400 mil reais como eu vi, não tem longo prazo que valha a pena. Quem tem muito dinheiro não precisa se expor a risco, seja ele qual for. Esta é minha humilde opinião. Renda fixa bateu a bolsa nos últimos 20 anos (isso mesmo, 20 anos).
      http://www.infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/3431004/renda-fixa-deu-banho-rentabilidade-bovespa-nos-anos-plano-real
      Cada um sabe o risco que quer correr, eu escolhi os meus. Também sei muito de valuation, compras parceladas, de empresas como AMBEV e etc e etc… Mas, já deu para mim. Óbvio que uma quedinha de uns 20% no IBOV daria para se comprar algumas coisas boas e baratas, mas não estou vendo as tais opções no momento. Sei que apenas a pouco tempo temos as ETF`s e fundos como PIBB11, que algumas ações subiram 1000%… mas ninguém tem bola de cristal. Quem diria que o PT iria destruir a Petrobras e as Elétricas? Não sou contra (nunca fui) investir em ações, mas atualmente prefiro ficar fora. Não acho que e bolsa está barata. Agora, BBAS3 nos 18,xx já vale uma compra...

      Excluir
    4. Quem investe só em Vale5 e ELPL4 não tem moral pra falar mal da bolsa.

      Excluir
    5. Metal

      Qual era sua carteira qdo encolheu 400?

      Excluir
    6. Como bom atleticano eu digo: #EuAcredito
      rs

      Excluir
  8. Uó, o conceito de barato e caro é muito complexo. Pode estar barata mas se cair mais, automaticamente é um sinal que ela estava cara, pois você poderia ter guardado o dinheiro para comprar mais barato depois. Eu continuo aportando mensalmente, mas cada vez que o mercado cai eu aumento um pouco o aporte.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Perfeito. A estratégia dos aportes mensais é a melhor para o pequeno investidor.

      Abraços.

      Excluir
  9. Acredito que a pergunta correta é, as boas empresas listadas na Bolsa estão baratas? A bolsa da carregada de empresas ruins e o que me importa são as boas empresas e adianto a lista das 5 empresas - AMBEV, CIELO, ULTRAPAR, CEMIG e Bando do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,

      Arrisco a dizer que apenas 5% das empresas listadas na Bolsa são boas. Isso deve dar em torno de 25, no máximo.

      Abraços.

      Excluir
    2. Pois IL mas a maioria confunde aumento ou baixa da Bovespa com a relação de valorização das ações, tanto que é essa a pergunta do post a Bolsa esta barata? O que importa na verdade é o preço dessas 25 empresas boas, a gestão dessas empresas, suas marcas, o crescimento dos lucros e o valor que esta gerando para o investidor. Experimente pegar os preços dessas empresas que citei a 10 anos atras e veja o lucro que seus acionistas tiveram em valor, bonificações, split e dividendos mas a paciência, principalmente para os brasileiros é algo muito distante de se colocar na prática.

      Excluir
    3. Fábio,

      Exatamente. Ressalto apenas que, para quem faz pequenas compras mensais, o preço pago torna-se insignificante.

      Como diz o Barsi, qualquer um pode vencer na Bolsa, basta ter disciplina e paciência. E eu espero ser, assim como ele, uma prova viva disso!

      Abraços.

      Excluir
    4. Ei levei tanta ferrada comprando empresa 'barata'. Acho que agora vou comprar só as caras, rs

      Excluir
    5. UB,

      Falando nisso, e a BRIN3? Que fim deu?

      Abraços.

      Excluir
    6. De todas empresas que comprei "barato" e me ferrei BRIN3 é a única que ainda acredito. Mas precisamos aguardar os próximos 4 balanços, ver ser o processo de reestruturação vai dar certo. Se der será uma bom turn around, se não der será caixão e vela preta.

      Excluir
  10. Ao continuar assim, tem espaços para mais quedas sim....

    ResponderExcluir
  11. rumo às COOOOMPPRRRRAAAAAASSSSSSSs

    ResponderExcluir
  12. Para mim seria uma oportunidade espetacular se o IBOV perder 10, 20%. Já que minha estratégia é para 2 anos em RF para depois focar na RV.

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. O que conta no final é: Ponto de entrada. Se voc~e comprar lote da melhor ação do BOVESPA e QUERIDINHA do BRASIL e no dia seguinte (ou mesmo dia) cair 5%, toma...Aí fica preso aportando mensalmente e obrigado a longo prazo. Acho que cada um tem sua visão, mas ninguém tem bola de cristal...risos...senão estavamos todos ricos...eu prefiro mesclar essas 5 TOP com outras 5 small caps...
    abçs
    marcelo

    ResponderExcluir