segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Resoluções de Ano Novo para Investimentos

Parece que este negócio de resolução de ano novo, por mais clichê que possa parecer, entra ano e sai ano teima em martelar na cabeça da gente.


Para 2015 defini alguns pontos que começam ser trabalhados dese já, são eles:

1 - Aumento de dedicação à minha empresa visando aumento de lucros: é a única forma que eu tenho de aumentar meus rendimentos, portanto, mãos à obra.

2 - Diminuição de gastos visando maiores aportes: mesmo com a chegada de uma boquinha a mais na casa será possível gastar menos em 2015. Não teremos mais os pesados gastos com Fertilização In Vitro e parto de bebê. Ocorrerá um gasto não recorrente com um novo automóvel na ordem de 40.000 reais mas acredito ser possível diminuir os gastos médios mensais dos atuais 6.300 para algo próximo de 5.500. Pretendo diminuir principalmente os gastos com presentes, seguros e supermercado.

3 - Venda das 10 ações mais problemáticas da carteira (BRPR3, DIRR3, DTEX3, EUCA4, NATU3, OGXP3, PETR4, RAPT4, SAPR4, STBP11): aguardarei para isto o próximo ciclo de alta da bolsa, definitivamente não está na hora de vender nada. Além disto pretendo fazer os primeiros aportes em WEGE3 e KEPL3 bem como voltar a aportar na ANIM3.

4 - Diminuição de exposição aos FIIs de papel (XPGA11, FEXC11 e VRTA11): em 2014 carreguei a mão nestes FIIs e ao longo de 2015 precisarei balancear a carteira. Vamos apenas aguardar a inflação dar o ar da graças para que estes papéis consigam respirar.

5 - Continuação da política de aportes pontuais em FIIs de tijolos nos momentos mais oportunos: SDIL11, RNGO11, NSLU11B, HGRE11, AEFI11,  BRCR11, FIIP11B, FCFL11B, RBRD11.

6 - Continuação da política de aportes pontuais em ações de dividendos nos momentos mais oportunos: BBSE3, ABEV3, LEVE3, CIEL3, CMIG3, CTIP3 e ALUP11.

7 - Continuação da política de aportes pontuais em ações de crescimento nos momentos mais oportunos: UGPA3, ITUB3, MDIA3, RENT3, TOTS3, BRFS3 e PCAR4.

8 - Ficarei de olho também em outros ativos como o FIP XPOM11 e os títulos do tesouro atrelados à inflação. Poderei também realizar aportes pontuais LCI/LCA ou mesmo debêntures.

9 - E finalmente a grande mudança do ano que será a substituição dos trades em ações pelos trades em mini-índice no intra-day. Para se ver livre de um vício só arrumando outro, kkk.

39 comentários:

  1. Opa... Espero que você consiga alcançar seus objetivos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou favoritar o post, rs, senão se perde ao longo do ano.

      Excluir
  2. Uo belas resoluções. O que você acha do XPCM11? Está pagando mais de 1%, mas tem o risco da Petrobrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que gosta, eu já tô fugindo de tudo que tem governo no meio, rs.

      Excluir
    2. Eu estou só cercando o frango, acho que vou comprar o risco.

      Excluir
  3. Resoluções muitos claras indicam que já sabe aonde quer chegar e como.
    Agora a questão é se irá manter a execução a risca mesmo com mudança do cenário para pior ou melhor...rs

    Quanto ao mini-índice, gostei. Achei que vc iria para opções, mas tá bom assim também.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou reler estas resoluções pelo menos uma vez no mês, rs. E com certeza teremos mudanças de cenários, vamos ver.
      Amanhã pretendo começar as operações no mini, finalmente a corretora liberou a margem.

      Excluir
  4. Não vejo nada de problemático em NATU3. Acha que a mulherada vai largar os cosméticos?rs

    Eu não sei identificar esses tais "momentos mais oportunos". Por isso vou comprando é todo mês.
    Prefiro usar minha estratégia automática e simples mesmo. Se fizesse igual vc, acho que estaria muito mais louco que sou hoje. rs

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ID,

      Concordo 100% com você. Acho a Natura uma empresa excepcional e muito bem administrada. Certamente ele vai arrepender-se caso faça isso.

      Abraços.

      Excluir
    2. O problema não é a demanda em si. A mulherada não vai largar os cosméticos. O problema é que não existem apenas os cosméticos da Natura no mercado.
      Olhando os balanços, nos últimos 4 anos, apesar da receita ter aumentando, a margem líquida diminuiu, o que fez os lucros ficarem de lado, além da dívida ter triplicado. Como não acompanho a empresa, operacionalmente não sei o que ocorre.
      Seus produtos são excelentes e seu histórico é bom, mas não concordo muito com esta ideia de que a demanda justifica o investimento em uma empresa. Tem que ficar de olho.

      Abraços

      Excluir
    3. Boa análise AdP, mas estou é saindo do setor de consumo cíclico mesmo, todos dizem que Natura é não cíclica mas para mim é cíclica. De consumo na carteira só a UGPA mesmo.

      Excluir
    4. ADP,

      A dívida da Natura aumentou por causa dos investimentos. Ela está alavancando-se um pouco para expandir os seus lucros. O fato é que a empresa ainda é boa e tem uma governança excepcional.

      Abraços.

      Excluir
    5. Tem muita empresa boa na bolsa como a Natura também é boa, mas vamos focar nas excelentes, assim é melhor.

      Excluir
    6. UB,

      Somando todos os aspectos, considero a Natura uma das melhores empresas da Bolsa.

      Abraços.

      Excluir
    7. Está entre as 15 melhores?

      Excluir
  5. Uó,

    Gostei das metas. Suas carteiras são bem sólidas na minha opinião: tanto a de dividendo quanto a de crescimento. Você vai se desfazer de alguns ativos que eu gosto bastante, mas no geral sua estratégia parece ser bem sólida e você tem certeza do que está fazendo, então boa sorte e que 2015 seja um bom ano para todos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estratégia está relativamente sólida mas as carteiras atuais estão bem frágeis, mas o primeiro passo já foi dado, definir as metas, agora é executar.
      Abraço!

      Excluir
  6. Ano novo , vida nova!

    Boas resoluções.

    Qual foi o seu preço de entrada no XPOM11?

    ResponderExcluir
  7. Feliz 2015! Resoluções pertinentes. E fundo cambial dólar, vc nao pretende investir?
    UO, explique melhor sobre os mini índice.

    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RK, e você pretende ENTRAR agora em fundo cambial? Ou já entrou antes e pensa que agora é um pouco tarde para tal?

      Excluir
    2. Nada de câmbio por enquanto, mas talvez faça algum trade no mini-dólar, vamos ver.
      Explicar o mini aqui será complicado, deixa eu acostumar com a coisa, janeiro será um piloto.

      Excluir
  8. Uó, não vai ficar tentado a um tradezinho com BBAS???? kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trade em ações nunca mais (agora é pra valer, rs)
      Os custos operacionais em índice são bem melhores.
      Abraço

      Excluir
  9. Não entendi o negócio do parto. Seu filho é adotado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho é de proveta, como se dizia antigamente. O negócio do parto é porque tive que pagar os médicos, o plano de saúde não cobriu.

      Excluir
  10. Boa! É difícil largar vício em trade. Eu mais me ferro que me dou bem neles e continuo não resistindo vez ou outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não funcionar esta última tentativa aí largo de vez, rs.

      Excluir
  11. Guardião...
    Não seria interessante vender as ações problemáticas ((BRPR3, DIRR3, DTEX3, EUCA4, NATU3, OGXP3, PETR4, RAPT4, SAPR4, STBP11), e investir em ações que mais sáudáveis ? pq esperar a alta da bolsa ? Colocando em outras ações, vc não teria uma rentabilidade maior, ao invés de esperar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro esperar a alta, vender, colocar a grana na renda fixa, esperar a próxima baixa e comprar as boas. Sem pressa.

      Excluir
  12. Isso aí UO, xô satanás! (OGXP3,BRPR3, DIRR3, DTEX3...)

    Feliz ano novo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Ótimas resoluções Uó, fico contente em ver que a maioria dessas ações e FII eu também acompanho, só falta a grana pra colocar hehehehe
    Tenho uma resolução que é trocar de corretora, uso a Spinelli mas to meio tentado a ir pra Rico, to tentando reduzir os custos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho Spinelli também, mas só para TD.
      Estou na Rico para operação em mini, mas meus aportes em ações e FIIs estou concentrando na Mirae e na MyCap onde a corretagem é mais barata.
      Abraço!

      Excluir
    2. Spinelli era excelente quando tinha custo zero do TD....agora ta quase igual a Rico (0,08 versus 0,1%)....

      Excluir
  14. Sobre a nova boca se ela ainda não chegou aconselho separar uma grana para guardar as células tronco do cordão umbilical. Esse ano tenho essa facada na casa dos 4k.

    Sobre os investimentos num animou ainda de começar uns aportes lá na terra do tio Sam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já chegou tem 7 meses, rs.
      Nada de mandar grana pro exterior, aí é jogar contra o nosso país.

      Excluir