sábado, 16 de janeiro de 2016

Pague Menos na Farmácia

Atualmente o maior gasto aqui em casa é com farmácia. Depois do nascimento do Uozinho estes gastos triplicaram. Muito em função de compras de fraldas, leite em pó, produtos de higiene infantil, vitaminas e remédios. Depois farei um post mais detalhado a respeito deste tema mas para o leitor ter uma ideia, uma criança na idade do Uozinho (1 ano e 6 meses) consome cerca de 5 latas de leite em pó e cerca de 200 fraldas XG por mês. Abaixo alguns preços atuais destes produtos...



Só nestes dois produtos vai um gasto de mais ou menos 400 reais por mês. Atualmente o salário médio do trabalhador brasileiro é de 1.900, fico então pensando como as pessoas conseguem criar mais de um filho nos tempos atuais. Será que ainda usam fraldas de pano? Leite de vaca? 

Abaixo apresento a curva de gastos com farmácia traçada desde janeiro de 2010 quando eu e minha esposa começamos o nosso planejamento de filho. No começo os gastos eram bem pequenos, apenas coisas pontuais como comprimidos de gripe. 


A partir de 2013 os gastos começaram a subir pois realizamos procedimentos de inseminação artificial e fertilização in vitro que demandam tratamentos a base de remédios bem caros. O pico dos gastos ocorreu em junho/julho de 2014 com o nascimento do Uozinho. Foi preciso montar uma farmacinha caseira com vários itens. Depois disto os gastos diminuíram mas a média dos últimos meses está em torno de 700 reais.

E para tentar reduzir estes gastos com farmácia, o que temos feito é pesquisa de preços. Aqui em Belo Horizonte a rede de farmácia Pague Menos está imbatível. Não estou querendo fazer propaganda para a empresa pois nem sou sócio sou sócios da Extrafarma), mas vale a pena deixar registrado aqui esta informação. Abaixo uma pesquisa rápida que acabei de fazer para alguns itens que precisarei comprar hoje.


Vejam que a diferença de preços chega ser brutal em alguns itens. De uma forma geral consigo preços melhores em 90% dos casos na Pague Menos. Porém as fraldas tenho achado preços melhores em sites da internet como Ricardo Eletro e Magazine Luiza. Leite em pó geralmente está mais barato na Pacheco. Enfim, pesquise sempre, pois a diferença pode ser brutal no fim do mês.

Espero que este post tenha sido útil para você que planeja ter filhos ou acabou de ter um. Mas lembrem-se, um filho não tem preço, mas precisamos cuidar das finanças para garantir um futuro melhor para ele.

Bom fim de semana!

40 comentários:

  1. Uo, não sabia que você era da cidade de Belo Horizonte. Mineiro.

    Nossa, filho dá gasto hein? Preciso considerar isto na IF então, a renda necessário sobe muito rsrs.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou mineiro uai!
      Sim, muitos gastos, só falei de farmácia, depois falo do resto.
      Abraço!

      Excluir
  2. Ola! vi que vc tem um controle rigoroso de gastos, vc usa planinha, aplicativo para celular? para controlar todos os gastos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, sim, eu registro tudo, até o troco do flanelinha, eu uso apenas uma planilha que montei no Google Planilhas.

      Excluir
  3. Se o Uózinho está com um ano e seis meses, poderá em breve passar do Aptamil para o NInho +1 (Ninho fases) que custa quase metade daqeuele....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, vamos ver o que a pediatra vai indicar.

      Excluir
    2. Pediatra é mais uma coisa empurrada goela a baixo, é a goumertização da criação de filhos. Duvido que sua mãe tenha te levado regularmente ao pediatra, duvido que na sua época criança tomava leite em pó até anos de idade. Criança que vive no pediatra, que toma leite cheio de frescura vive doente. Coincidência? Quem sustentaria os pediatras? Trabalho diretamente com mães e acho incrível a quantidade de crianças que ficam internadas e como isso é tido como normal. Lembro-me que uma vez na escola uma coleguinha ficou 3 dias internadas e todos ficamos preocupados, fizemos até festinha quando ela voltou. É preciso repensar esse "custo criança" e a maneira que criamos os filhos. Sônia

      Excluir
    3. As crianças que mais adoecem hj em dia são aquelas que vão para a escolinha antes de completar 1 ano de idade. De qq forma pagamos plano de saúde e para fazer isto valer a pena pelo menos as consultas devem ser realizadas.

      Excluir
  4. Quem tem hipotireoidismo na família? Tá bom mesmo o preço desse Puran, por aqui só vejo por +- R$ 10.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, tenho acompanhado seus posts e vejo muito sobre fundos imobiliarios. Você comenta que cai na sua conta todo mês. Qualquer fundo imobiliario rende um valor mensal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todo FII rende, a nãos ser que ocorreu algum problema, mas não é normal.

      Excluir
  6. Essa vida de ficar caçando preço mais em conta em farmácia é terrível. Sofro igual você... Tem que ficar procurando onde tem pomada, lenço e fralda mais barata toma um baita tempo.

    aqui comigo as fraldas estão saindo mais em conta no Walmart se vc tiver algum aí perto vale a pena ir verificar o preço, não adianta ir no site que é preço diferente. Tem que ser o mercado físico mesmo. E tem que comprar aquelas caixas grandes senão não vale a pena. Aqui onde moro está dando uma diferença de quase 12% dos preços das farmácias.

    Estava fazendo esses cálculos com minha irmã esses dias e ela me disse para de reclamar e paga feliz deixa pra chorar quando eles começarem a ir para escola particular igual os meus rsrsrsrrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tem nenhum Walmart por perto. Mas valeu pela dica.
      Realmente escola é algo caro, além da mensalidade tem material escolar. Eu estudei a vida todo em escola estadual e federal, ainda vou ver como será a vida escolar do Uozinho, rs.

      Excluir
    2. Também estudei em escola pública mas agora são outros tempos, é praticamente um crime contra a criança coloca-la numa escola pública.

      Excluir
    3. peguei essa semana uma promoção no WMT a caixa com 140 saiu por 119 como vc está antenado com os preços das fraldas.

      acha que peguei barato ?

      Excluir
  7. Nem fala de despesa de farmácia pois minha Mãe sofre de diversos problemas de saúde e fasto em media de 1200 a 1500 só de farmácia.
    Quanto ao nosso amigo, não tenho nenhuma pergunta a fazer a ele pois sei com e sus receita e receita só na farmácia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idoso geralmente gasta mais que criança, mas ainda bem que temos ótimos remédios hoje em dia.

      Excluir
  8. Fiquei assustado! Quando eu atingir minha meta, terei que dobrar-la!rs

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Vc deve comprar sempre na Extrafarmar rsss...
    Uo, o que vc está comprando de ações?

    Abraço!

    PS: Cuidado com a ptzada UO.

    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi uma Extrafarma pessoalmente, nem sei se tem aqui em Minas, mas sigo sócio, rs.
      Lista de compras...
      https://docs.google.com/spreadsheets/d/1VbTVgXjt30tWDtAQGS4D12P1uIdTyR3GEZkub9hw9Gc/pubhtml

      Excluir
  10. Boa Uó!!! Meu filho tá encaminhado, nasce em agosto!!! Vc ja chegou a pesquisar em atacados?? Eu atualmente faço as compras grandes de casa só no atacado (no caso o Assaí), chega a dar diferença de 20%. Agora vou começar a pesquisar as fraldas hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, meus parabéns!
      Em atacado não, depois vou ver.
      Valeu!

      Excluir
  11. Pague menos é uma boa.

    Outra alternativa é o site da ultrafarma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tb já compramos na Ultra, costuma ter bons preços.

      Excluir
  12. Olá Uorrem! Após vários anos na blogosfera de finanças resolvi abrir meu próprio blog também. Vou passar sempre por aqui e contribuir na discussão. Te coloquei nos meus links no meu blog. Abraço.

    frugalsimple.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Eu uso um medicamento diariamente e o gen'erico da ultrafarma sai por um terco do preco. Rola umas promos compre dois leve 3

    ResponderExcluir
  14. Uorrem , existe algum e-mail que possa entrar em contato para tirar algumas dúvidas ? Nada que te dê muito trabalho. abç

    ResponderExcluir
  15. hahaha .. uozinho é ótimo ... bom o post.. vou começar a montar meu orçamento rs ...

    ResponderExcluir
  16. Uó, sei bem o que você está passando, pois até recentemente minha filha gastava muitas fraldas, cremes e papinhas.
    Sugiro pesquisar fraldas no EXTRA (preços imbatíveis se comprada em uma quantidade maior) e nessa farmacia pela internet http://www.farmadelivery.com.br/
    Os preços eram baratos e não cobrava frete em compras superiores a R$ 200,00.
    Eu comprava vários potes de Aptamil ou Nam, junto com papinhas da nestlê e tinha uma economia boa.
    Abs

    ResponderExcluir