terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Planilhas de Controle: Uma Hora Você Não Vai mais Precisar Delas

Eu já fui o rei das planilhas, era assim que minha esposa me chamava quando me conheceu. Eu tinha planilha para tudo, de controle de gastos a controle do crescimento do filho. Mas já tem uns dois anos que eliminei todas as planilhas da minha vida. Minto, sobrou apenas uma: a de rendimentos para fins de imposto de renda.


No inicio da minha vida adulta a planilha de controle de gastos se tornou indispensável para minha reorganização financeira. Era uma planilha bem detalhada (veja aqui), e me divertia em controlar até os centavos que deixava para o flanelinha.

Depois vieram as planilhas de controle de rendimentos. Meu Deus, eu ficava ansioso para a chegada do último dia do mês para fazer o famoso "fechamento mensal". E foi por isto que criei este blog anos atrás, para divulgar meus fechamentos e participar de rankings de rentabilidade. Também era muito divertido fazer aquilo, até ver que isto não passa de um "game" sem sentido.

E chegou um dia que não vi mais necessidade para fazer estes controles. Chega-se em um ponto da vida que você entra em modo "voo de brigadeiro". Para de sentir turbulências, e a única coisa que precisa é ligar o piloto automático.

Se me perguntar quando gastei nos últimos dois anos... não sei. Se me perguntar qual foi minha rentabilidade de investimentos nos últimos dois anos... também não sei. E quer saber? Isto não faz mais a menor diferença para mim.

Mas caso você esteja iniciando sua vida financeira, caso não tenha nenhuma ideia para aonde seu dinheiro está indo, recomendo fortemente que tenha pelo menos uma planilha de controle de gastos, e torne sistemático o hábito de registrar suas despesas e rendimentos até o momento que sua vida entrar em piloto automático e não precisar mais daquilo.

55 comentários:

  1. Interessante, eu estou no começo da minha vida financeira e um dos motivos para ter criado meu blog é para divulgar os fechamentos kk, e assim como você no passado eu sinto um prazer grande em fazer o 'fechamento'. Espero que em alguns anos já não seja uma preocupação.

    https://firejovem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o tempo pode ir diminuindo o controle, mas no início é bom.

      Excluir
  2. Que desapego Uó, pensei que você fosse falar se ferramentas que substituíram sua planilhas... Deve ser bom não mãe preocupar com o fluxo de caixa, um dia chegaremos lá.

    ResponderExcluir
  3. AI que mora o perigo, nego tem um belo patrimonio e ai esquece de manter o controle e começa a soltar o cinto. Quando ve ta fodido e seu estilo de vida agora está custando muito caro e voltar atras nao da mais. Cada um faz como quer mas que isto nao sirva de inspiracao para ninguem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, e vai ser uma planilha que vai impedir uma pessoa disso? Se não tiver auto-controle não adianta planilha, app, etc.
      O cara não precisa de planilha justamente por isso. Ele já tem o "mindset" de não ser gastão.

      Excluir
    2. Uo tb sabe que enterrar o dinheiro com ele naõ é uma boa ideia, ser extremamente frugal a vida inteira não compensa, bom é ter bom senso e economizar em % da receita e focar em aumentar receita pois vai ter mais conforto e mais patrimonio!

      Excluir
    3. Exato, não quero levar dinheiro pra sepultura nem quero deixar para herdeiros. Isto só gera brigas.

      Excluir
  4. Para quem ainda está em fase de adaptação e controle de despesas para conseguir aportes e maior segurança financeira, ainda é indispensável manter uma planilha de controle. E o ideal é a pessoa fazer sua própria planilha e estimar suas despesas de forma realista com provisões para gastos inesperados e estimar suas receitas de maneira conservadora, algo parecido com os princípios do orçamento público.

    ResponderExcluir
  5. Caro Duo. Fico aqui sonhando com o dia que não precisarei mais contabilizar a paçoca do tio da fila da van e o o biscoito globo na praia.

    Bons tempos serão esses, aahhh...

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente, de tanto planilhar, mesmo que de cabeça, você acaba tendo controle da situação !! quantas e quantas planilhas foram deixadas de lado por mim !

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente.

    Eu continuo com uma planilha própria de investimentos onde faço o fechamento mensal há mais de 10 anos já. Tem necessidade? Nenhuma, o que passou passou e não faz mais diferença. Precisaria somente detalhar algumas coisas pro imposto.

    Mas enquanto fazer o fechamento me der prazer, continuo. Se começar a encher o saco demais, largo disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, enquanto estiver dando satisfação vale a pena.

      Excluir
  8. Fala Uó!

    Durante minha vida eu notei uma diminuição dos controles também. Mas não por acreditar que elas não são essenciais, mas sim por ter mais conhecimento e vivência em decidir o que é importante. A maturidade vai simplificando cada vez mais sua vida.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião um plano de independência financeira requer tanto planejamento como também acompanhamento, então um mínimo de uso das planilhas seria necessário para quem não deseja ter surpresas ao longo do caminho. Não precisa ser super completa e trabalhosa de se manter, mas dizer que dá para abandona-las por completo e fazer tudo instintivamente só mesmo quando sobra muito dinheiro... coisa que infelizmente não é o meu caso!rs

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade IF, não podemos perder o controle nunca, mas só de olhar o que sobra no banco no fim do mês eu já sei se estou gastando muito ou não, rs

      Excluir
  10. Que top em Uó, deu pra sentir na leitura a tua tranquilidade! hehehe. Show amigo, que bom que chegou no tão sonhado voo de brigadeiro. Daqui ainda continuo com as planilhas, com o medo e as incertezas! Um dia chego la. Abraço cara!

    ResponderExcluir
  11. Abandonar as planilhas jamais, se nem Gates, Bezos e Buffett abandonaram quando tem bilhões, quem dera eu com meros 5 mega.

    ResponderExcluir
  12. UO e Corey estão saindo fora da caixinha da blogosfera de finanças. Primeiro renegaram o movimento FIRE, agora UO fala em abandono de planilhas, espero pra ver o dia que falarão que compraram carro zero financiado.

    ResponderExcluir
  13. Que planilha que nada, eu preciso é de um emprego que me pague bem, depois a pão durice age normalmente huehuehue

    ResponderExcluir
  14. Uó, você entende bastante de SEO pra ter os resultados que você tem com seus sites certo ? não pensa em compartilhar as dicas, seja de forma gratuita ou paga?
    Rumo a IF
    https://rumoaif.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já dei algumas dicas lá no Abacus, mas dicas para SEO hj em dia funcionam cada vez menos, rs

      Excluir
  15. Quanto mais o tempo passa, mais a pessoa poupa, mais gasta e mais investe. Todas as réguas sobem.
    Há sete anos atrás eu anotava até a dipirona que comprava, hoje não sei mais de nada. Valores altos de outrora hoje são insignificantes.

    Abraço uo!
    Tá curtindo a nova nave?

    ResponderExcluir
  16. Meu sonho é chegar nesse céu de brigadeiro aí hahaha

    ResponderExcluir
  17. uso o bastter system como planilha e me ajuda bastante

    ResponderExcluir
  18. De fato no início da caminhada da independência financeira considero extremamente importante a utilização de planilhas de controle, até para contribuir com a mudança de mindset em relação ao dinheiro.
    Eu também no início contabilizava até o chocolate que compreva na banca próxima de casa.
    Atualmente esses pequenos gastos não me preocupo tanto em contabilizar...foco no que interessa, por exemplo o indicador do percentual da minha renda que consigo aportar no mês, acho muito mais importante do que contabilizar esses centavos.
    Para quem pretender viver de rendimentos acho difícil largar de vez todas as planilhas, mas se for possível seria incrível, utilizar o tempo com maior inteligência.
    Eu gosto muito de planilhar, especialmente meus rendimentos, rentabilidades, patrimônio, até para ver se a minha caminhada está indo no sentido correto.
    Como sempre fui muito conservador nas projeções financeiras, fico a cada mês mais feliz vendo que o tempo para atingir a tão sonhada IF é cada vez menor e muito mais rápido do que eu imaginada inicialmente.
    Bom Final de semana a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rendimento ainda eu controlo, para fins de IR, mas gastos não vejo mais necessidade.
      Boa semana!

      Excluir
  19. Fala Uó.
    Eu nunca fui de anotar gastos. Nunca mesmo.
    Sempre tive EXTREMA dificuldade em anotar o cafézinho, e percebia que isso me consumia um tempo precioso. Hoje dedico meu tempo entre meu trabalho, minha família, e meu projeto de empreendimento, que tem justamente a ver com este post. Estou desenvolvendo um aplicativo que descarte a necessidade de planilhas de acompanhamento de investimentos.
    Apesar da liberdade que a falta de controle trás, é importante e prudente reforçar que, todos os anos, precisamos declarar imposto de renda. E para isso, é importante ter acompanhamento.
    Grande abraço. Stark.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 99% dos brasileiro não anota, eu aprendi isto com meu pai, ele anotava tudo em cadernos, nem planilha usava, somava tudo na calculadora. Fez isto durante anos. Depois que os filhos crescerão ele parou, rs

      Excluir
  20. Esqueci de perguntar: como faz para ter este controle (para declarar imposto de renda, por exemplo)?
    Abraço, Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rendimentos e operações de compra e venda eu anoto em uma planilha. Só isto.

      Excluir
  21. Uó, um desprendimento que apenas a experiencia pode lhe proporcionar kkk

    não sei se conseguiria, mas sua tranquilidade fica estampada no texto.

    Uma excelente sensação kkk

    Abs.
    P.I.

    ResponderExcluir
  22. Tomara!
    Tô começando agora e planilhar tudo novo e antigo é exaustivo, saber disso me dá um ânimo a mais.
    Até a IF as planilhas são nossas amigas que nos chutam emocionalmente, depois deve ser só mel com limão.

    kkk

    se puderem dar uma força pro novo aprendiz da finansfera, tento publicar mais notícias e ativos que fechamentos, por motivos de segurança pessoal.

    https://investindorapido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Estou no piloto automático das despesas desde os 11 anos de idade. Graças a Deus eu não gosto de dívidas e por isso sempre comprei quase tudo a vista, se tem dinheiro compra, se não tem não compra e acabou, muito simples. Quase sempre consegui guardar dinheiro, mesmo quando meu salário era 450 reais, sempre cuidei pra não ter dívidas. Isso facilita muito a vida. Abraços

    ResponderExcluir
  24. Uó sobrevivendo ao tempo e ainda postando por aqui.
    Ótimo post. parabéns meu amigo.

    ResponderExcluir
  25. Uó, tô aqui apreensivo com esta crise da Covid-19 e, de repente, leio este seu post com esta serenidade e plenitude de que não faz mais planilhas e nem acompanha de forma compulsiva os rendimentos.
    Simplesmente inspirador!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que crise em papai!
      Perdi uma grana boa, mas não vou começar planilhar gastos, mas sei que vou parar de gastar agora para comprar ações, isto eu vou, rs
      Abraço!

      Excluir
  26. Uó, eu também era um planilheiro.
    Atualmente tenho 27 anos, 500k investidos e ganho 13k por mes...
    Só que ja estou entrando nessa vibe de não anotar mais nada, porque o meu salario me permite fazer aportes regulares e fazer tudo o que tenho vontade...
    Vc acha cedo demais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena tentar, mas se vc ver que a coisa perdeu o controle volte a fazer rs

      Excluir