sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Este Ano Vai Ter Rally de Natal na Bolsa?!

Todo ano é a mesma coisa. Chega o mês de dezembro e todos os investidores começam a falar sobre o “rally de fim de ano”. Dizem que muitos investidores entram ou retornam para a bolsa de valores em dezembro proporcionando o famoso “rally de Natal” (chamado pelos americanos de Santa Claus Rally). É um fenômeno algumas vezes observado nas bolsas de valores ao redor do mundo, que se manifesta através de uma alta pronunciada dos ativos financeiros alguns dias antes do Natal, e tal movimento se estende até meados de Janeiro.



O termo rally é usado nos mercados financeiros para se referir a vigorosos movimentos de alta em ativos financeiros, especialmente após uma queda pronunciada ou um longo período de consolidação.

Mas será que este tal rally de Natal é fato ou fake aqui no Brasil? Pensando nisto, resolvi buscar os dados dos últimos dezembros na bolsa brasileira:


Como podemos observar na tabela acima (os valores estão arredondados para facilitar a visualização), Nos últimos anos, tivemos rally de Natal apenas em 2017 e 2012. Nos demais anos, a bolsa caiu ou ficou no zero a zero considerando os dias de dezembro até o Natal.

Se formos considerar todos os dias de dezembro, então a coisa melhora um pouco, temos então alta da bolsa em 2017, 2012, 2010 e 2009. Mas mesmo assim não é aquele "rallyzão" que todo mundo espera. Podemos então concluir que rally de fim de ano aqui no Brasil é fake, rs.

Bom amiguinhos, este é o último post do ano aqui no blog. Ainda irei fazer mais um post lá no Abacus Liquid, mas por aqui estou encerrando as atividades. Espero que os colegas blogueiros e demais leitores tenham tido um bom 2018. Foi um ano que entrou para a história.

Desejo um feliz natal, boas festas e um 2019 repleto de realizações e com muita saúde. Pois o que importa mesmo é saúde, o resto a gente corre atrás, como diz um youtuber por aí, rs.

20 comentários:

  1. É Uó, sempre ouvi sobre esse tal de Rally, mas nunca o vi funcionar rs *Soou como um verso do Zeca Pagodinho hein? kkk

    Uó, desejo um feliz natal e boas festas por ai também! 2019 será um grande ano para todos, ansioso já para desfrutar!

    Abraço!

    P.S A saúde é o que interessa vem lá da escolinha do professor man kkk

    ResponderExcluir
  2. Papai Noel então não visita muito o Ibovespa... rsrs

    http://antipoda.com.br

    ResponderExcluir
  3. Lambida do Poney e um ótimo Natal para você ! Deus conceda saúde a você e sua família !

    ResponderExcluir
  4. Feliz Natal !!! rally de natal só se for com leituras e assistindo séries rs

    ResponderExcluir
  5. Não estava tendo, não estava tendo.... e não é que teve nos últimos 40 minutos?

    ResponderExcluir
  6. Massa esse estudo aí hehe. Sempre quis saber isso.

    Ainda bem que esse ano teve. Aportei lá pelos 85k quase 84. Agora é torcer pra não cair.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom artigo estamos juntos em um só proposito ganhar dinheiro na bolsa

    ResponderExcluir