segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Pânico na Bolsa!

Olá galera!

Antes de mais nada quero dizer que o título do post é só para chamar atenção, rs, não há motivos para pânico. Vi agora na hora do almoço comentários de alguns colegas sobre o índice e fui checar o que se passa no mercado. Apenas mais algumas conjecturas eleitorais como foi ao longo de todo ano, nada na mais absoluta normalidade - céu de brigadeiro. Senão vejamos...


No gráfico do nosso querido IBOV mostrado acima verificamos uma barra de correção para este mês de setembro, algo muito normal já que tivemos 6 barras de alta anteriores, praticamente um semestre só de altas. E não me admira muito se tivermos agora um semestre só de quedas.

Para o investidor atento, aquele que acumula grana em renda fixa em momentos de euforia, estes movimentos corretivos são esperados e muito desejados. (Para você leitor Bastteriano sugiro parar a leitura do post neste ponto!!!)

Assinalei no gráfico, em setas na cor azul, seis momentos de aportes nos últimos sete anos, ou seja, a cada ano temos pelo menos um momento de aporte bem definido. Detecto estes momentos simplesmente usando o indicador IFR2 no gráfico mensal, é certeiro.

Quando a linha verde cai abaixo do nível de 30% dá-se início à temporada de compras. O ideal é aguardar um ou dois meses após esta interseção para iniciar as compras em massa. É importante também ficar atento à linha amarela, vejam que ela está acima do nível de 70%, ou seja, ainda estamos muito sobre-comprados.

O colega Troller fez a seguinte consideração: "Já viu a chacina no HB hoje, Uó? Será que compro ABEV3 dessa vez?" Não entendi o paralelo que ele faz entre IBOV e ABEV3, este é um dos papéis que não dá a mínima para o índice como pode ser visto no gráfico abaixo:


ABEV3 é um dos papéis que eu compro religiosamente todo mês, independente se IBOV está caindo ou subindo. Então, o que tenho a dizer ao colega Troller é: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, rs. Já passou da hora do colega parar de comprar Gerdau e começar a comprar Ambev.

Agora vamos dar uma olhadinha no gráfico da doleta:


Aí Seu Guarda, você pediu tá aí... Lindo não?! Quem comprou dólar nos últimos três meses está de parabéns, agora não dá para entrar mais, é pegar o bonde andando. O mesmo pode ser verificado em papéis de empresas beneficiadas com alta da moeda estrangeira...

Embraer...

Fibria...

Então é isto colegas, desejo uma ótima semana a todos e muita calma nesta hora, retorno no final desta semana com meu balanço trimestral.

Abraço e Sepultura para acalmar os ânimos...

44 comentários:

  1. Uó, você não entendeu a piada... rs

    Eu fiz o comentário de modo sarcástico (observe os risos no final), já existe uma legião de pessoas - algumas até bem sérias - esperando ABEV cair há um bom tempo. Então quando tem uma queda assim, a primeira coisa que fazem é correrem para olhar ABEV. E o que acontece com o papel? Nada! rs

    Sua indireta ao Bastter e aos leitores dele (eu incluído) não teve nenhum fundamento. Se foi piada, agora eu que não entendi.

    Gostaria que me explicasse o lance das setinhas e o 100% de acerto do lado esquerdo do gráfico. Se há setinhas para a compra (com 100% de acerto! rs), por que também não faz o mesmo com a venda e acerta o timming do mercado igualmente 100% das vezes? Fazendo isso com 300k, vai ficar milionário nos próximos sete anos com certeza. Se resolver criar um fundo baseado nessa estratégia, serei cotista dele ok? Vou até sugerir o nome: "Fundo Uó Max 100%"!

    hahahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tá, por um momento pensei que vc estava realmente interessado em comprar AMBEB, rs
      Mas então, nãos sabia que vc esta Bastteriano,rs, mas os Bastterianos não podem ficar olhando gráficos, é proíbido, já os Rogriganos, grupo ao qual eu me incluo, usam uma série de ferramentas para determinar os momentos ideais de aportes.
      Quem disse 100% de acerto? rs

      Excluir
    2. Ah propósito, todos os bons fundos que eu conheço são ativos... fundo verde, geração futuro, dentre outros. Ser ativo não quer dizer ficar tentando acertar fundos e topos, como todos nós sabemos isto não existe, ser ativo signifca escolher as melhores estratégias nos diversos cenários. E não apenas aquela estrategema: "compre boas empresas e esqueça o resto".
      Não coloquei as setinhas para venda para não tumultuar o post, rs. Mesmo porque eu tenho vendido cada vez menos.

      Excluir
    3. Não leve a mal a piada com as setinhas... rs

      Essa é sua forma de precificar o mercado. Não tem nada de errado nisso. É o seu método e você se sente confortável com ele. Conforme já discutido e pacificado, ninguém ignora completamente a cotação. Até quando o investidor deixa de comprar um papel que subiu muito para comprar outro que ficou "atrás" ele está fazendo uma forma rudimentar de precificação.

      Para te deixar contente, informo que não vou mais comprar Gerdau, pois já cumpri meu objetivo nela. Há outras no radar agora... rs

      Excluir
    4. Faz bem, semana passada estive em uma das unidades da Gerdau aqui em Minas, que é a maior unidade da Gerdau no país, e as demissões já começaram. A coisa tá feia lá.

      Excluir
    5. A própria Abev, além de Natu, Sabesp, Cetip e outras... rs

      Excluir
    6. Troll,

      Belas escolhas meu caro!

      Abraços.

      Excluir
    7. Até vc olhando esta Sabesp?! Porque NATU e não GRND?

      Excluir
  2. Fala Uó.

    Não entendo de gráficos, mas acho que o dolar está agora atingindo um preço que vinha imaginando, próximo dos 2,50.

    No entanto há rumores que o mesmo tem boas chances de, caso rompa 2,50 tenha uma grande ascensão. Veja, reafirmo que não entendo de gráficos, tampouco em gráfico para dólar, mas não se sabe ao certo o quão está represado o preço da moeda americana.

    Por ora parei minhas aplicações cambiais, e volto-me apenas a RF na modalidade de LCI/LCA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tão difícil analisar gráfico seu Guarda, mas uma coisa te asseguro, enquanto IBOV estiver caindo dólar estará subindo, rs.

      Excluir
  3. Oi Uó, o que significa a linha em amarelo?

    ResponderExcluir
  4. uo, fala pra mim quem sao as linhas verde e amarela. valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No gráfico do indicador IFR você vê duas linhas, uma de período menor (a verde) e uma de período maior (amarela). Nestes links vc pode entender melhor o IFR.

      http://br.advfn.com/educacional/analise-tecnica/indice-de-forca-relativa-ifr
      http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/indice-de-forca-relativa/

      O IFR é só mais uma forma de você perceber um momento de mercado em baixa (sobre-vendido) ou em alta (sobre-comprado).
      Ao analisar este indicador em um gráfico de período mais dilatado (mensal ou semanal), você tem uma clara visão da cíclica do mercado, apenas isto.

      Excluir
  5. Uó, ensina pra nóis analisar graficos

    ResponderExcluir
  6. Fala Uó!

    A estrategia aqui não mudou. Comprar mensalmente ações de empresas boas (enquanto elas permanecerem boas) independentemente das cotações. Em outubro o aporte provavelmente irá para SBSP3 e ABEV3 ou UGPA3.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estratégia aí tá "quase" boa, esta SABESP sei não, rs

      Excluir
    2. UB,

      Alckmin já está eleito em SP. Ao menos até o final de 2018 não teremos problemas com a Sabesp, diferente da Cemig, que está bem perto de cair nas garras do PT, rs.

      Abraços!

      Excluir
    3. O problema da Sabesp em sampa é a estiagem histórica que o estado está passando, aliás, baita de um problema, já quanto a Cemig, acho que é manobra eleitoreira dos PeTralhas, duvido que farão redução das tarifas de energia, e outra, o governo é o controlador e o maior beneficiado pelos dividendos, difícil imaginar ele botando no próprio rabo. Que venha o caos, sigo comprando.

      Excluir
    4. OS,

      Um dia vai voltar a chover em SP e toda essa "crise" cairá no esquecimento. Sobre a Cemig, é aquilo, para quem destruiu a Petrobras, fazer o mesmo com ela será fichinha...

      Abraços!

      Excluir
    5. SBSP= Deus te ouça, sério

      CMIG= por ora só especulação, aguardemos

      Abs

      Excluir
    6. Concordo com Sardinha, I.L. tá querendo virar sócio de São Pedro, kkkkkkkkkkk com tanta empresa boa por aí, vai entender.
      E esta boato do Pimentel veio em boa hora, CEMIG tava carérrima.

      Excluir
    7. Uó,

      A Sabesp virou uma empresa ruim e ninguém me avisou? O caso da Cemig é muito mais grave! O Pimentel está na frente em MG e as chances dele ganhar a disputa são reais.

      Abraços.

      Excluir
    8. Muito me admira o Sr. I.L. que não toma atitude por notícias e apenas considera os balanços das empresas ficar lendo notícias de política. Mas não é o balanço que interessa? Agora tendi nada, rs. Fala uma coisa e faz outra, rs

      Excluir

    9. Sobre a Sabesp gostaria de dar o meu pitaco

      tenho ela na carteira e apesar de todo esse rolo com as chuvas não tenho a intenção de vender, quando entrei na empresa sabia que esse era o principal risco dela.

      mas vamos ser sincero o BR sempre foi um país chuvoso, principalmente na região de SP e eu não esperava uma estiagem tao grande quanto essa

      enfim esquecendo o clima que é algo que a empresa não pode controlar a administração da SBSP é uma das melhores no setor em que ela está inserida

      tanto que a empresa já recebeu diversos prêmios internacionais relacionados ao tratamento da agua

      eu me lembro que quando entrei na empresa o governo do Japão tinha aportado bilhões nela pois a empresa tinha um programa promissor no tratamento da agua e o governo japonês queria aprimorar esse programa para levar para o Japão

      Excluir
    10. UB,

      Eu não estou lendo notícias de política. Isso é uma coisa óbvia. Veja o que o PT fez e está fazendo com a Petrobras. Por que você acha que com a Cemig será diferente? Não ler notícias é diferente de não ser um burro alienado.

      Abraços!

      Excluir
    11. VD,

      A Sabesp é uma BAITA empresa! Os seus balanços falam por si mesma.

      Abraços!

      Excluir
    12. I.L., admita, vc fica ligado na mídia, aposto que mal mal lê balanços, rs

      Excluir
    13. Uó,

      Se eu realmente me orientasse por notícias da mídia já teria vendido as minhas ações da Sabesp no começo do ano. A empresa lucrou 300 milhões no último trimestre e tem neguinho achando que ela está falida, rs.

      Abraços!

      Excluir
  7. A bolsa desabou! Eu estou esperando desde uns 2 meses atrás ela corrigir esse movimento de alta expeculativo dos últimos 6 meses. Nessa queda que houve, já aproveitei para adquirir umas PSSA3 ampliando minha participação em RV em 17%, pra mim, um ótimo ativo a um preço justo. Pode ser que ela caia mais, mas não vendo esse papel tão cedo. Novas compras agora somente com IBOV abaixo de 50mil ptos! E vários ativos estão voltando aos preços justos...que maravilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava monitorando a PSSA há meses, mas como estou comprando Itaú que é um dos controladores então tirei ela do radar, mas sinto que o setor de seguros aqui no Brasil é promissor, estou pensando e m monitorar a Brasil Seguridade.

      Excluir
    2. Vai entender esse povo que torce para comprar cada vez mais barato, rs... BBSE3 e PSSA3 são as melhores empresas do segmento. Eu iria de Porto Seguro!

      Abraços a todos!

      Excluir
  8. EU JÁ SABIA! kkkkkkk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa nem ter bola de cristal para prever. Legal que foi dois dias antes dos fechamentos da blogosfera. Vai ser divertido acompanhar o chororô da galera, rs. Alegria de pobre dura pouco.

      Excluir
  9. isso é um movimento curto prazo eu tenho reparado nos meus estudos sobre investimento no exterior que se quiser olhar no longo prazo tem que acompanhar os mercados desenvolvidos

    quando as economias desenvolvidas melhoram geralmente as emergentes costumam a patinar

    não sei que ligação tem uma com a outra mas tem sido assim nos últimos tempos

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!Meio que agente sabe mas acaba inerte.Vou ver se descubro que síndrome é essa(rsrs).Queria me desfazer de algumas BBAS3(por motivo de grande concentração na carteira),quando olhei o HB não acreditei,já era!Em relação ao mercado de seguro também acho promissor.Estou monitorando a PSSA,apesar de ter um não recorrente, tem múltiplos bons.A B.seguridade além de ter aberto capital recente,seus múltiplos tão muito esticados,não acha UB?.Parabéns ao Sr guarda que entrou nos fundos cambiais!Não entrei na onda por falta de grana.O mercado está muito eufórico.Nada como fazer um hedge em dólar.Não entendo nada de câmbio,sei que tem "arbitragem" e tudo mais,mas às vezes tenho a sensação que o Euro tá mais em conta que o dólar.Será que procede amigos?Valeu!!!!!
    Acionista25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. guardiao 'camisa nova' jah pode voltar pra bbas,
      jah chegou no preço q ele vendeu a 6 meses,
      HUAHUAHUA

      Excluir
    2. Eu tb vendi BB a 25 há quatro meses e Petro a 18. rs

      Excluir
    3. mas vc nao entrou em depressao e nem ficou de mimimi com o mercado. eh diferente
      guardiao 'camisa nova' eh obcecado com hb
      eh o dia todo, assim entra em paranoia mesmo

      Excluir
    4. Eu aprendi muito com esta alta recente, aprendi que lucro de verdade é na casa dos 40%,rs.

      Excluir