sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Não Vá ao Supermercado com Fome!

E aí galera!

Foi dada a largada para a temporada de liquidação na bolsa de valores, mas cuidado, como diz o velho ditado: não vá com fome ao supermercado! O melhor neste momento é manter a cabeça fria e seguir a estratégia. Para aqueles que não acompanham cotações nada mudou, é apenas um período para comprar mais por menos. Mas para aqueles que consideram que o preço importa então é o momento para ficar atento às oportunidades.


Como já tinha falado neste post, historicamente temos, de tempos em tempos, boas oportunidades de compra na bolsa de valores. Como pode ser visto no gráfico do IBOV abaixo, utilizando a técnica do IFR2 no gráfico mensal, estamos iniciando mais um período de promoções. Os destaques em vermelho indicam os últimos ciclos e o destaque em amarelo indica o início do ciclo atual.


Para quem guardou dinheiro na renda fixa já é momento de iniciar os aportes, mas com calma e em doses homeopáticas pois este período pode durar uns 3 meses. Abaixo segue o meu radar de ações para compra.


Estamos observando o movimento similar no IFIX como pode ser visto no gráfico abaixo. Depois de 9 meses seguidos de alta estamos presenciando uma queda vertiginosa nos últimos dias. O pânico está de volta, e quem soube esperar pacientemente já pode comemorar a temporada de liquidações.


Abaixo meu radar de FIIs candidatos a compra. A organização é por yield mensal dos 12 últimos meses.


Boas compras!

21 comentários:

  1. Tem razão... apenas começando. Comprar e comprar!

    ITUB estava esquecido, boa lembrança! Se chegar abaixo de 27 eu compro.

    Vai comprar Ciel3 aos 35? Acha improvavel chegar aos 30?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Guarda, os targts são estes mesmo, não acho nada provável nem nada improvável, são apenas valores de referência de acordo com o histórico de preços. Muitos destes targets foram atingidos após a eleição de Dilma, mas o movimento foi tão rápido que não deu para pegar, agora os preços estão voltando para o mesmo patamar que de acordo com o cenário atual digamos que é o preço "justo".

      Excluir
  2. E seu UB! Feliz com o seu galo? hehe

    Você e sua papelada de FII hein? hehe

    Os FII de tijolos todos são ótimos, e penso em comprar mais de todos. BRCR dando quase 1% am, RNGO 1%, SDIL no começo do ano que vem dando quase 1%, XPCM quase dando 1%, NSLU quase 1%, AEFI com o reajuste do IPCA no começo do ano, quase 1%.
    Bah, tá ficando bom. Escolher bons fundos, com contratos longos, e aproveitar esse fluxo de caixa viajando pelo mundão! hehe

    Nesses preços até CEOC, o fundo tem muitos problemas, meu PM é 87 (ou seja a queda foi grande), mas sendo vendido a R$44,xx é um pouco demais na minha opinião.

    Se o fundo alugar por R$75,00 o m2 dá 12% aa. E mesmo assim há o gigantesco deságio patrimonial. Nesses preços, creio que para o médio prazo dificilmente não oferece margem de segurança. Eu vou esperar e ver o que vai ocorrer, sair agora não tem muito sentido em minha opinião.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galo só alegria! Mas alegria de pobre dura pouco, rs.

      kkk, a papelada tá aí, mas já teve mais no radar, me ajuda a tirar um papel e colocar mais um tijolo? Qual sua sugestão?

      CEOC tá bem castigado mesmo, tinha uns 20K alocados nele mas fui vendendo aos poucos ao longo dos últimos meses, a mesma coisa fiz com VLOL, errei rude comprando estes FIIs, das tranqueiras fiquei só com o THRA e o SPTW. Vender agora que está no fundo do poço nem sei se compensa.

      Estou sem grana neste final de ano, vou torcer para esta promoção se prolongar para 2015. Vamos ver.

      Abraço!

      Excluir
    2. A alegria tem data marcada para acabar, a próxima semana! rs.
      Falando sério, acho que você pode ficar tranquilo pois, para mim, no início de 2015 as promoções estarão ainda maiores (exceto se o mercado aprovar o novo ministro da Fazenda, semana que vem) e devem persistir até o final do 1º tri de 2015 (em razão da expectativa quanto ao FED).
      Exatamente por isto, minha estratégia é não cair em tentação e não encostar o dedo no gatilho antes do próximo aumento da SELIC (a reunião é em meados de dezembro). Após, e antes da ata, vou executar 1/3 de compras nos FII que me faltam e, talvez, uns 25% das ações que quero.
      Jeca

      Excluir
    3. O próximo aumento da SELIC já é barbada, o mercado está se adiantando.
      Espero que o mercado não aprove o próximo ministro, quero é comprar mais barato.
      Isto mesmo, já ir comrpando é uma boa estratégia.
      Devagar e sempre.
      abraço

      Excluir
  3. É boa análise, siga o plano!!! Não sou muito fã de comprar ações ao longo prazo.. a menos que tenha uma crise, pois ai fica barato demais e comprar fica bom!!! Mas então vou esperar uma queda BRUSCA como 2008

    =D sangue frio =D

    ResponderExcluir
  4. Uó,

    Eu estou comprando devagar e sempre, rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Voltando aos poucos a BBAS3. Vendi com PM de 27,30 e estou recomprando a 24... não vai demorar muito para fechar a 22 e encher um pouco mais o carrinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei também, mas fui apressado e peguei lá nos 26. Mas não vou comprar mais deste banco, focar só no ITUB mesmo. Fico com dó é de quem comprou lá nos 38, povo maluco.

      Excluir
  6. Ta sendo muito bonzinho com target de 12,21 na CMIG
    Esqueceu a famosa "cotação segue o lucro"? Foi sazonal mas ocorreu.
    Pode esperar ela nos 10 contos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara, em 10 eu vendo a a alma para comprar mais, rs

      Excluir
  7. Parabéns UB pelo post elucidativo!Agora é que tudo tá ficando bom é que surgem as dúvidas.SELIC em 2015 deve chegar em 12,5%.Com isso a Bolsa e FIIs continuaram em baixa.Aí comprar agora ou esperar cair mais(palavra de sardinha!Rsrs!)?Eu não sou expert em ação,mas no atual e futuro cenário brasileiro devemos evitar exposição as empresas que são geridas pelo desgoverno(diga-se PETRO e BBAS3) .A CEMIG que também tem esse risco,só lá pelos 10,00 pra compensar o risco.Empresas como CIEL3,AMBV3 e ITUB3 merecem uma atenção especial!Como estou na fase de acumulo na carteira ainda não consigo vislumbrar FIIs como mais uma opção de investimento!Ainda tem as doletas que acredito bater os 3,00 reais.
    Acionista25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acionista, vc está certíssimo quanto a cautela. É melhor analisar todas as variáveis pata tomar as melhores decisões. Quanto a Petro concordo totalmente, é de ficar de cabelo em pé, quanto ao BB, mesmo sendo muito influenciado pelo governo, se você comparar o histórico das cotações verá que não difere muito do Itaú e do Bradesco. Os bancos nunca faturaram tanto quanto na era PT, e isto vai continuar. Não se esqueça de olhar também para o setor educacional.

      Excluir
  8. Caro UB,

    Creio que a taxa de juros baterá os 12% e os FII cairão mais um pouco.Teremos em breve vários FII com dividendos iguais ou acima de 1%... aí é a hora de escolher os melhores entre eles e comprar. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí Metal!
      é isto mesmo, concordo com seu pensamento, vamos torcer para as cotas cairem mais.
      Abraço!

      Excluir
  9. Uó, tá otimista hein!!! Eu to com um pé atrás, do jeito que a Dilma ta fazendo tudo o que falou que NAO ia fazer, nao me surpreendo se ela resolver manter o Mantega no cargo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.

      disse 3 meses no post ???
      acho q vc quis dizer 3 anos rsrsrsrss

      Excluir
    2. Com certeza teremos mais alguns anos de promoções, mas o ciclo de baixa pesado está só começando.

      Excluir