quinta-feira, 24 de setembro de 2015

BBAS3 - Análise Gráfica do Momento

Veja meu novo site Aqui 

Prometi esta análise para um colega ontem e aqui está. Acho que vai servir para outros colegas também (relembre aqui). Vamos direto ao gráfico...


Quando se trata de operações do tipo Trade, a pessoa que se propõe a fazer tal operação, que seja day-trade, swing-trade ou position-trade, deve definir dois pontos básicos antes de iniciar a brincadeira, são eles:

1 - Ponto de Stop-Loss
2 - Ponto de Stop-Gain

O ponto de Stop-Loss será o preço onde a operação deverá abortada no prejuízo. Já o ponto de Stop-Gain será o ponto onde a operação será finalizada com lucro.

Há variações quanto a estes pontos. Tem operador que realiza saídas parciais, por exemplo, estabelece a saída de metade da posição com x% de ganho e mantém a posição restante até ser finalizada na satisfação ou em outro stop de móvel no tempo.

Há também a variação quanto às entradas. Pode-se por exemplo escalonar o capital reservado ao trade em mais de uma parte e ir executando as entradas parcialmente. Então são inúmeras opções que o operador terá para escolher. Mas DEVEM ser opções tomadas antes do trade ser iniciado.

É importante, antes de se iniciar qualquer trade, realizar uma análise gráfica da cotação do papel para determinar se o ponto de entrada é realmente interessante. É desejável também que o operador defina uma relação risco-retorno, por exemplo, 3:1. Isto quer dizer que se ele deseja alcançar um lucro de 30% da operação (factível) então seu stop máximo deverá ser de 10% de prejuízo.

Voltando ao gráfico da BBAS3, vemos que a tendência do papel é de queda declarada. Quem entrou nesta operação 'acreditando' que o papel iria subir 30% nada mais do que realizou uma aposta, tipo casino, já que não havia nenhum sinal gráfico de alta.

Pelo meu método de análise gráfica vejo fortes suportes em 13,50 e 10,20. Seriam estes bons pontos de entrada? Talvez, só uma análise futura caso a queda continue dirá.

Outra ponderação interessante a se fazer é que estamos em um momento de crise, e em momentos como estes as cotação de papéis mais voláteis costumam cair em média -60% (Na última crise a BBAS3 caiu -64%). Temos também a formação clássica de um pivot de baixa, onde a segunda pernada costuma ser igual ou até maior que a primeira. A pernada atual está em -44% sendo que a pernada anterior foi de -46%.

Sugiro, mais uma vez, aos amigos holders que se aventuram nos trades tomarem muito cuidado com estas operações do tipo caiu-comprou. Pode dar certo? Sim! Mas pode dar totalmente errado. Passado não garante futuro. Quando você acha que já sabe a resposta o mercado irá mudar a pergunta. Então seria muito mais tranquilo e eficiente realizar os famosos aportes periódicos (quiçá dobrados) nos bons ativos, no caso ITUB3 que é o banco da minha preferência.

Grande abraço!

19 comentários:

  1. E quanto aos fundamentos do BBAS3, que te parece?
    E uma operação mista buy and hold e trade, do tipo ou faço trade, ou se cair mudo pra buy and hold?
    Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "nos bons ativos, no caso ITUB3 que é o banco da minha preferência."

      Excluir
    2. "E uma operação mista buy and hold e trade, do tipo ou faço trade, ou se cair mudo pra buy and hold?" como já disse um cara por aí.... cemitério de malandro...

      Excluir
    3. Valeu!
      SE chegar em 10,50, entro no BBAS3.

      Excluir
  2. Uó,

    Pois é, eu fiz esse trade em BBAS3 na orelhada mesmo, confesso que não olhei nenhum gráfico, afinal, eu sou 100% a favor do B&H e resolvi entrar na onda pois a ação "sempre" fez esse movimento nos últimos tempos...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer o movimento novamente, mas tb pode não fazer, quem vai garantir? Se o passado nos desse certeza de futuro eu parava de trabalhar hj e ficaria só treidando BBAS na compra e na venda. Rapadura é doce mas não é mole não.

      Excluir
    2. UB,

      Pois é, estou pensando em abortar o trade, esquecer essas ações e vender elas quando a cotação estiver um pouco acima do que eu paguei. Fazer as coisas sem planejamento nunca dá certo...

      Abraços.

      Excluir
    3. E tem ainda a questão do custo de oportunidade, este dinheiro já poderia estar trabalhando pra vc em um RNGO da vida.

      Excluir
    4. UB,

      Estamos chegando nos 15 reais! Sobre o RNGO11, você adivinhou, pois eu vou comprar as minhas primeiras cotas dele no mês que vem...

      Abraços.

      Excluir
    5. Deixa o Bastter saber que vc tá acompanhando cotação a cada 1 hora, rs

      Excluir
  3. Uo, faça analises em gráficos em escala logarítmica e não linear, pois há distorções.

    Bbas = mico
    Itub e Bbdc = bancos

    Abraços


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois vou fazer um teste. Mas se for querer ser purista mesmo vou ter que dolarizar, aí a coisa vai ficar mais feia ainda, rs.

      Excluir
  4. Olá Uo!
    Como você analisa em comparação o ITUB com o ITSA?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é uma das perguntas mais recorrentes da internet. Vc que ser sócio da Duratex e da Itautec também ou só do banco? Se for só do banco então vá de ITUB3.

      Excluir
  5. Boa, Uó!

    E pensar que eu comprei BBDC4 nos 27,50 pra fazer trade. Olha que baita negócio! Hahahaha

    Pelo menos foi uma compra pequena, apenas para eu ver como me sairia num primeiro trade. Não é preciso dizer a que conclusão cheguei, não é?

    Mas é isso aí, se fodendo e aprendendo. Valeu pelo excelente post, Uó!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, muitos começam assim mesmo, trade é uma ilusão, melhor colocar o dinheiro para trabalhar de uma forma mais eficiente e sem sobressaltos.

      Excluir