quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Dólar e Juros Futuros Atingem Novas Máximas


Nem mesmo a intervenção do Banco Central no meio do dia foi suficiente para segurar mais uma alta do Dólar. Os juros também dispararam no dia de hoje refletindo o alto grau de incertezas no cenário local. Declarações do presidente da Câmara sobre o impeachment da presidenta por atos anteriores parecem ter colocado mais fogo na fogueira.


O Tesouro marcou para amanhã uma operação que recomprará até 1 milhão de NTN-Fs e ofertará até 150 mil títulos. Esta reação mais cautelosa de recompra de títulos ajuda a explicar a demora na reação positiva dos juros futuros que hoje dispararam rompendo o patamar de 16% para prazos mais curtos como o de janeiro/2007.


Ontem os parlamentares mantiveram 26 dos 32 vetos da presidenta para medidas que poderiam criar um gasto extra de 127 bilhões. Porém, os 8 restantes, entre eles o que impede o aumento de até 78% dos salários do Judiciário, ainda serão apreciados. Isto trouxe desconfiança ao mercado pois o governo pode não conseguir reunir os votos necessários para manter os demais vetos.

Há ainda o temor em relação à perda de rating por mais uma agência de classificação (relembre aqui). Uma equipe da Fitch está nesta semana no Brasil realizando reuniões e avaliações do cenário local. Resta agora aguardar os resultados desta avaliação que serão divulgados em breve. Muitos falam em perda de grau mas com manutenção do investment grade, será?!

Com esta disparada dos juros futuros no dia de hoje era de se esperar que as taxas praticadas pelo Tesouro também seguissem ladeira acima. Porém, checando agora no site, a variação no final da tarde foi relativamente pequena. Vamos ver como se comportarão amanhã. Muitos investidores estão de olho no valor de 8% para as NTNBs (relembre aqui), é a farra dos títulos do governo...

17 comentários:

  1. Uó,

    É isso aí! Eu sigo comprando Tesouro IPCA 2019 mensalmente. E pensar que no começo do ano fiz um aporte extra, bem maior do que o convencional, e peguei uma taxa de "apenas" 5,67%... Enfim, vivendo e aprendendo!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aportes 'extras' se fazem em momentos de taxas altas. Fique atento.

      Excluir
    2. Amanhã farei um post sobre a BBAS3, vejo alvo em 13,62 quiçá 10,20. Aguarde.

      Excluir
    3. Uó,

      Em todo o caso, eu fiz uma simulação e vi que, se eu tivesse comprado o título na primeira semana do mês, como eu sempre faço, teria pego uma taxa de 5,87%, ou seja, apenas 0,20% maior... Sobre BBAS3, estou achando que vou me dar bem mal, rs.

      Quase chegando a mesma conclusão que você:

      Trade não vale a pena!

      Abraços.

      Excluir
    4. A partir de agora vou comprar 1000 reais de NTNB sempre que a taxa subir 0,2%. Se parar de subir simplesmente não comprarei mais. Mas pelo andar da carruagem parece que vou comprar uns 10000 mil reais ainda pois deve chegar nos 10% mesmo, rs

      Sobre o trade da BBAS, só tenho a dizer que qd vc comprar um papel três coisas podem ocorrer:

      1 - ele vai subir
      2 - ele vai cair
      3 - ele vai lateralizar

      para o B&H nada importa, vc sabe bem, mas para o trader ele tem que tomar uma decisão com o tempo, e esta decisão deve ser traçada antes do trader começar. espero que sua decisão já esteja traçada, que seja stopar nos 13 ou nos 10, ou comprar mais nestes níveis.

      Excluir
    5. UB,

      A ideia seria stopar nos 15 mesmo, afinal, esse era o plano não é? O problema é que dá dó fazer isso, afinal, o BBAS3, mesmo sendo administrado pela quadrilha disfarçada de partido, vai continuar sendo lucrativo!

      Fora as participações em BBSE3 e CIEL3...

      Abraços.

      Excluir
  2. Fala nobre UO blz.
    Cabe ressaltar que ainda falta a novela da FED para por gasolina na fogueira dos títulos públicos KKKK

    ResponderExcluir
  3. A incompetência e suas duras consequências... Tempos piores estão por vir.

    ResponderExcluir
  4. Tava ouvindo o Mauro Halferd na CBN e vi ele não recomendando pegar NTNB por agora e jogar tudo no Selic. O que vcs acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu irei comprar 1.000 reais de NTNB a cada 0,2% de aumento na taxa. O resto fica na LTF. Cada um deve traçar seu plano.

      Excluir
  5. Uó,

    Qual NTNB você está comprando?

    Uma vez li um comentário que quanto mais longe o vencimento, maior o retorno do extra recebido com a especulação, como se o fator tempo entrasse no cálculo. Não entendi. O "extra" não é baseado na diferença entre o valor nominal na compra e o valor nominal na venda?
    A questão de comprar títulos públicos com vencimentos mais distante não se refere apenas a dar tempo necessário ao mercado para que as taxas comecem a cair, pois se comprar um título com prazo curto pode ser que a economia não tenha melhorado no pequeno espaço de tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2035.
      Quanto mais longo o vencimento maior a volatilidade sim. Mas também não gosto do ano de 2050, vai que eu decida carregar até o vencimento, até lá já morri, rs.
      Não há problemas em se comprar uma NTNB de 2019, se não melhorar até lá vc vai receber a inflação de qualquer jeito.

      Excluir
  6. Vou tentar esperar a LTN chegar a próximo de 17% e travar uma taxa até 2018. Gosto de Longo Prazo, mas quero ter mais liquidez quando a poeira baixar nesse país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só começarei comprar LTN quando a economia começar melhorar e o governo começar baixar a SELIC. Por enquanto é perigoso.

      Excluir