segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Petrobras e Banco do Brasil - Ações Renovando Mínimas

Já estamos nos finalmentes do mês de setembro e a situação continua indefinida no cenário político-econômico interno. No cenário externo a situação também não teve melhoras e o dólar continua sua escalada de alta em vários países. A queda de preços das commodities minerais e metálicas, muito em função de alta oferta contrapondo uma desaceleração da economia chinesa, continua pressionando a economia dos países exportadores como o Brasil. A produção elevada de petróleo no mundo e uma demanda retraída também contribui para este ciclo de baixa das commodities.

Aqui no IBOV começa a se desenhar um Déjà vu no gráfico diário. Se confirmado, a próxima parada será nos 40.xxx. As chances disto acontecer em breve são reais porque o cenário econômico atual está praticamente alinhado com este movimento que terá o momento mais tenso nos dias de votação do pacotão fiscal do governo.


Muitos ativos estão contribuindo para esta queda acentuada do IBOV, em especial a Petrobras e os bancos (Itaú e Bradesco têm maior peso no índice).

Petrobras já foi discutida neste post e o gráfico atualizado você confere logo abaixo. Temos uma projeção de queda para a casa dos 5,xx quiçá 4,xx reais. Basta que o pivot formado seja respeitado.


A situação dos bancos também não é das melhores, em particular o mais fraco deles que é o Banco do Brasil. Neste post eu já havia traçado algumas projeções que estão cada vez mais evidentes.


Edição de fim de dia...

O dólar parece mesmo não querer ceder. Com o fechamento de hoje já são quase 6% de alta desde a abertura do pregão na última sexta. Será que teremos novas intervenções do BANCEN?


Refletindo a alta do dólar no dia de hoje, as taxas de juros voltaram a subir. A NTNB Principal 2035, por exemplo, está sendo negociada neste fim de tarde com uma taxa de 7,57%.

10 comentários:

  1. Este papel do banco do brasil, parece interessante para investimento de longo prazo.

    Apresenta bons dividendos.

    Concorda?

    Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quer mesmo investir em bancos minha sugestão é ITUB3.

      Excluir
  2. Tá feio o negócio, várias ações fazendo mínimas ... apertem os cintos ...

    ResponderExcluir
  3. Uó,

    Não esqueça da CMIG3 administrada pelos petralhas! Os 5 reais são logo ali...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Vale a pena arriscar comprar esses papéis pra esperar uns 2, 3, 5 anos por uma valorização que no total seja maior do que colocar no td atualmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como saber o que irá acontecer, mas se quer um conselho vc pode diversificar no TD e nessas ações que vc achar que tá subavaliada que futuramente irá voltar ao preço, colocando um valor que vc fique confortável se não conseguir recuperar.

      Excluir
    2. Olha, seu eu ganhasse 100 mil reais na megasena ia colocar 25 mil reais em TD, 25 mil reais em FIIs, 25 mil reais em ações e os 25 mil restantes ia doar, gastar, etc.

      Mas dificilmente colocaria algum dinheiro nestas ações de empresas que são manipuladas pelo governo, até tenho um pouquinho de BBAS e já comprei Petro no passado, mas meu foco agora é outro.

      Excluir
    3. no caso seria milhões de reais e não mil reais, rs

      Excluir