segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Fechamento de Julho/2015 e Primeira Parcial do Ranking de Rentabilidades da Blogosfera

No final deste post divulgarei a primeira parcial do ranking de rentabilidades da blogosfera. Este ranking é consolidado no fechamento do último mês do ano e publicado em janeiro do ano seguinte. Vamos ao meu fechamento individual.

Rentabilidades

Em julho amarguei uma perda de -1,98% nos investimentos. Porém continuo positivo no ano em 8,65%. Por pouco não fiquei positivo novamente no histórico geral mas o mercado retomou a tendência de queda e a alta exposição em renda variável continua me prejudicando (-2,81%).


As ações tiveram um desempenho pior que o IBOV. -5,23% da carteira contra -4,17% do IBOV. No ano as ações estão valorizadas em 0,21%.


Os FIIs tiveram um desempenho pior que o IFIX. -0,84% da carteira contra 0,70% do IFIX. No ano os FIIs estão valorizados em 12,48%.


O gráfico a seguir consolida todas as rentabilidades bem como apresenta a evolução dos principais índices de mercado (CDI, poupança, IPCA e IGPM). Infelizmente ainda estou abaixo de todos eles.


Proventos

Em julho recebi poucos proventos de ações (0,13%). Porém os FIIs continuam remunerando muito bem (1%). No geral a yield foi de 0,66% no mês. O yield geral médio é de 0,63% com 0,38% nas ações e 0,94% nos FIIs.


Abaixo o gráfico de yield mês a mês.


Alocações

A seguir apresento a evolução das alocações dos ativos. Estou mantendo uma proporção 2:1 entre FIIs:ações e mantendo uma pequena parte da reserva de emergência na poupança. O reatante está Tesouro Selic e em conta corrente de corretoras. Tinha umas LCIs mas resgatei para comprar ações neste mês.


Rentabilidades da Blogosfera

E finalmente a primeira parcial do ranking. Alguns colegas não estão divulgando o anual. Fiquem atentos.

53 comentários:

  1. E aí Uó, qual sua opinião sobre essas taxas do TD? A maioria acha que as ntn vão bater os 8% e as ltn 15%, tá fazendo compras ou está aguardando como eu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir de agora vou comprar toda semana que o DI futuro apresentar um topo no gráfico. Vou fazer compras parciais de 1.100 reais.

      Excluir
  2. Uó, -4,26% pra mim no anual até agora. Nas próximas, vou colocar direto no fechamento do mês.
    Abraços, FCLivre

    ResponderExcluir
  3. Troller.. kkk!

    Seu Guarda está bem diferenciado. Já El'Rei continua com a nuvem negra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é vivo sempre aparece, rs.
      Nuvem negra... mas vc tb está procurando né Troll? Larga mão desta Petro, Gerdau nem se fala.

      Excluir
    2. Essa PETR também é muito sem vergonha! Tá parecendo OGX!

      Excluir
  4. Uó,

    O meu anual consolidado (ações + FIIs) está em 9,76%.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, não deixe de publicar nos próximos meses...

      Excluir
    2. UB,

      Tranquilo! Pode atualizar a imagem já, rs. E parabéns pelo trabalho!

      Abraços.

      Excluir
    3. Uó,

      Eu respondi o seu comentário sobre a CCR, porém, não pretendo desfazer-me da empresa não. Admiro muito o modelo de negócios dela. Ela sempre trabalhou alavancada e cabe ao sócio aceitar isso. Acredito que 2015 vai fechar abaixo da média, entretanto, estamos em recessão, não é?

      Abraços.

      Excluir
    4. Tem coisa melhor pra colocar meu dinheiro suado. Agora estou assim, separando o joio do trigo.

      Excluir
    5. UB,

      No segmento de mercado em que ela atua não tem. Cobrar pedágios é uma coisa maravilhosa, um tipo de negócio que Buffett certamente aplaudiria de pé.

      Abraços.

      Excluir
    6. Vou ficar fora destas empresas que dependem de barganhas com o governo.

      Excluir
  5. Ta visto Uo! Se quiser colocar meus dados ai pode ficar a vontade. Sua disponibilidade esta um pouco maior que a minha para manejar esse ranking! Abraço e valeu!

    ResponderExcluir
  6. E aí Uó?!

    Sinto falta dos seus fechamentos, são sempre muito legais!!!

    Qual a estratégia agora? Vender os FIIs antes da queda? Segurar? Aumentar? Explorar ações de empresas que lucrem com o dolar? Segurar na RF até a perda de grau de investimento?

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Guarda, obrigado!

      Minha estratégia não mudou, foi explicada no post anterior: comprar FII religiosamente todo mês, comprar ações no desespero dos outros, transferir parte das LTFs para NTN-Bs, no outro post tá bem explicado.

      Não vou especular em cima de rebaixamento, vou seguir o gráfico.

      Abraço e parabéns pelos investimentos!

      Excluir
    2. Sim, eu tinha visto! Só queria saber se estava na mesma tocada ou se tinha revisado algo...

      Diga-me, seus FIIs são uma carteira perene para a aposentadoria, ou são para aproveitar o bom yield e especular no valor das cotas?

      Excluir
  7. Excelente, meu caro. Estar entre os nobres confrades nessa refrega interminável é sensacional.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Estou em 7º e, pelo parcial do mês, vou cair mais algumas posições. rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Boa iniciativa UB. Sempre com ótimas postagens.

    ResponderExcluir
  10. Belo post, Uó. Parabéns pela organização das informações!

    ResponderExcluir
  11. Opa! Pelo menos estou no TOP 10.
    Tá ruim, mas tá bom! :-)

    Valeu! Abs!

    Investidor Defensivo

    ResponderExcluir
  12. Olá Uó,

    Até que o pessoal está bem esse ano, não dá pra reclamar muito não.
    É difícil encontrar a melhor estratégia com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo. Agora por exemplo, temos a ameaça do governo resolver tributar LCis, dividendos e até Fiis.
    Fica difícil fazer um planejamento a longo prazo com tantas incertezas, vamos ver o que o futuro nos reserva.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Governo tá querendo de todo jeito aumentar a arrecadação. Se pelo menso fosse bem usado...
      Quem tá bem no ranking é quem tá apostando na renda fixa, renda variável tá osso.
      Abraço!

      Excluir
  13. Colegas essa rentabilidade inclui os proventos ? No ano desconsiderando os proventos recebidos de fundos imobiliários e ações de empresa, a minha rentabilidade está positiva em 0,18%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha sempre inclui Beto, não sei a do pessoal...

      Excluir
  14. Contra dados e fatos não a argumentos, vice lanterna = minério de ferro, setor de construção e Cemig com a bagunça do PT e o risco nas concessões. Uó entendi bem o seu comentário hein!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo post UO, belo trabalho!
    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
  16. Estou na lanterna mas pelo menos serei lembrado.

    Nem que seja pra uma referência de mau exemplo! Hehehe

    Muito agradecido pela inclusão no ranking, Uorrem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preocupa não Miserável, tem 5 meses ainda pra vc tirar o atraso.
      Abraço!

      Excluir
  17. Uó, parabéns pelo trabalho!
    Estamos bem na foto, e a vontade que tenho é de ficar em renda fixa até o final do ano pra fechar bem!!...hehehehe. Mas minha estratégia é clara, se a bolsa cair até 46 mil, vou começar a aportar nas minhas favoritas: ITUB4, MDIA3, PSSA3, BBSE3, RENT3, ALPA4 e quem sabe ESTC3, afinal, a pática educadora tem que reagir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Ceará, e cuidado com as três últimas, a maré não está boa pra elas.

      Excluir
  18. São Patas de Vaca! hahahahaha
    Um ótimo rendimento anual até o momento, bem acima do meu que está em -1,41%nnnnn

    ResponderExcluir
  19. Pessoal, vocês têm ou sabem um site de um gráfico atualizado com todos os rendimentos dos índices IPGM, IPCA, etc? Estou na dúvida se pego investimentos com IPCA+ ou IGPM+... Abraço!

    ResponderExcluir