segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Totvs e Bematech, Como o Mercado Reagiu ao Anúncio de Incorporação?

O mercado foi pego de surpresa mais uma vez no final da última sexta. Como a grande maioria dos colegas já está ciente, a maior companhia brasileira de software corporativo, Totvs, anunciou acordo para incorporar a Bematech em uma transação de dinheiro e ações que atribui um prêmio de mais de 60% sobre o último preço de fechamento das ações da companhia de soluções de automação para o varejo.

A união ampliará a presença da Totvs no varejo nacional e adicionará soluções de hardware e software de venda utilizados atualmente por estabelecimentos como restaurantes, hotéis e lojas de eletroeletrônicos. O negócio também reforça a concorrência no mercado de soluções de tecnologia para o varejo ocupado atualmente por empresas como a Linx. A expectativa é que a união das duas companhias, em que a Bematech se tornará uma subsidiária integral da Totvs, seja concluída até outubro. A operação deve ser aprovada em rito sumário pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

O negócio prevê que os acionistas da Bematech que aderirem à reorganização societária receberão em troca de suas ações 9,35 reais e 0,043421048 ação da Totvs. Esses montantes não incluem dividendo de 0,1585 real por ação que será distribuído aos acionistas da Bematech. A transação atribui um valor de 11 reais por ação à Bematech, um ágio de 61,5 por cento sobre o fechamento do papel nesta sexta-feira, a 6,81 reais. O presidente da Totvs, Rodrgo Kede, foi questionado se a Bematech continuará listada em bolsa. Kede respondeu que "perde um pouco o sentido ter duas empresas listadas".

A Bematech completa 25 anos em 2015 e atua hoje em três áreas: varejo, food service e hospitality (que inclui os segmentos de hotéis e transportes terrestres). A empresa atende cerca de 500 mil estabelecimentos comerciais no Brasil e no exterior, incluindo grandes redes globais de varejo, alimentação e hotelaria, e conta com cerca de mil colaboradores que atuam no Brasil, China, Taiwan, EUA, Argentina, Chile e Portugal.

Segundo o presidente da Bematech, Cleber Morais, a assembleia com os acionistas da empresa para discutir a incorporação ocorrerá no dia 3 de setembro. O executivo destaca que a negociação entre as duas empresas tem como foco a “complementaridade” dos serviços e produtos que oferecem. A rede de distribuição da Bematech conta com mais de 5 mil revendedores que se somarão à rede nacional de distribuição da Totvs.

Abaixo o quadro da estrutura acionária atual da Bematech. A maior parte das ações estão em Free Float (78,65%). 
 

Abaixo o quadro de estrutura acionária atual da Totvs. Grande parte das ações também estão em Free Float (67,04%). 


Como o Mercado Reagiu ao Anúncio de Incorporação?

Tanto as ações da Totvs (TOTS3) quanto da Bematech (BEMA3) apresentam alta no dia de hoje. Como era esperado, a BEMA3 abriu em gap de alta devido ao "prêmio" anunciado na incorporação. O papel abriu cotado a 9,70 atingindo um pico de 9,99. 


Já TOTS3 apresenta uma alta tímida de 2,7% no dia de hoje. Esperava até uma abertura em queda em função do prêmio que está sendo pago mas tudo indica que o mercado gostou do anúncio.


25 comentários:

  1. Uma total falta de derrespeito aos acionitas da Bematech. Em momento algum dizia em uma posível venda na carta em que o CEO enviou para os acionistas na semana passada. Total falta de transparência. Não possuo nem 1 lote desta empresa. Portanto aguardarei estes pagamentos e a migração para a TOTVS. Depois pensarei se é necessário sair ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os acionistas estão sendo muito bem remunerados,rs.

      Excluir
    2. Devo receber uma mixaria de R$ 800,00 mas não vendo nem a pau se bater os R$11,00 rsrs
      Agora preciso estudar a TOTVS, por enquanto não me agrada esta empresa a nível Banânia!rsr

      Excluir
    3. Que isto, Totvs tem lucros consistentes.

      Excluir
  2. Uó, boa sua análise.

    Não tenho nem uma e nem outra empresa...

    Mas me diga : o que andas comprando nesse mês do desgosto?

    Vai comprar bancos não?!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Uó.

    Isto significa que vou receber 9,35 + ações da TOTS mesmo que eu não venda minhas ações? É isso?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 9,35 + 0,0434 de ação ordinária da TOTVS, para cada ação que tiver da Bematech.

      EX: 80 Bematech X 0,0434 = 3,472 TOTVS ,ou seja 3 TOTVS.

      Excluir
    2. Acho,que isso, só será concretizado após à aprovação do CADE.

      Minha dúvida, é com relação a cotação. Se passar de 9,35 é melhor vender logo?

      Excluir
    3. Se eu tivesse BEMA3 já teria vendido hoje, uma valorização de 50% em épocas de IBOV nas mínimas eu prefiro realizar. O último boato de aquisição que houve foi com a BRPR3, na época eu tinha eu vendi tudo sem pestanejar, veja lá o que aconteceu depois.

      Excluir
    4. UB,

      O que aconteceu depois? E a BRIN3?

      Abraços.

      Excluir
    5. A OPA da BRPR não foi pra frente, papel despencou.
      BRIN é aposta de turn around, temos que olhar daqui um ano, por enquanto está no prejuízo.

      Excluir
    6. http://br.advfn.com/noticias/BOV/2015/artigo/67554487

      Excluir
  4. Boa Tarde D'uo, Venho a dias pensando em uma estrategia, O que acontece a parti deste mês ficarei sem serviço pois trabalho com obra e a crise acabou afetando as obras na qual tocava e tenho uma familia pra criar, Estou pensando em colocar uma quantia que venho guardando a 2 anos que daria para eu operar 100 mini contratos de mini indice, Qual seria minha estrategia... Eu compraria 100 contratos a 48.500 por ex e venderia as mesmas 100 por 48.510 o que me daria 200 reais de lucro em questão de segundos, tirando a corretagem dependendo de corretora pra corretora ficaria em media 170 Reais


    Pela experiencia o que me diz da mesma, acha que daria certo? Pois tenho que parti pra alguma coisa para poder ganhar dinheiro,


    Abraços fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, a ultima vez que eu fui operar 100 mini-contratos eu tomei um prejuízo de 5.000 reais. Hoje opero no máximo 9.
      Outra coisa muito importante para qualquer pessoa que quer se aventurar na área de trades: "não precisar de dinheiro". Vai por mim, os traders que vc vê por aí ganhando dinheiro com mini-contratos não precisam do dinheiro, é só uma fonte de renda a mais. Treidar com a corda no pescoço acaba com o psicológico de qualquer um.
      Meu conselho para você é ficar longe dos trades já que está sem fonte de renda, se for entrar nisto agora não vai acabar bem.
      Eu usaria o dinheiro acumulado para ir pagando as contas e neste tempo de falta de obrar investir em você, por exemplo, estudar para um concurso publico.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Quando perdeu os 5 mil, qual era o seu objetivo? quanto pretendia ganhar naquele dia ou quantos pontos buscava
      um detalhe muito importante é que quito todas minhas dividas de cartão de credito este mês e o que devo no cartão é apenas 700 reais , e fico com a quantia restante, mas irei pensar na sua opinião

      Excluir
    3. Meu objetivo era ganhar 5.000, estava ganhando 800 reais no dia e o mercado virou, mas acreditava piamente que ganharia os 5.000.
      Repito: não entre no mundo dos trades se pretende ganhar dinheiro para sustentar família, isto só 1% dos que tentam conseguem. Não estou dizendo que vc não tem capacidade, nem te conheço pra falar isto, só estou dizendo que o risco de vc perder o que juntou é elevadíssimo. Se ainda tiver cético que vale a pena tentar então faz um teste com apenas um contrato, faça de conta que este 1 contrato são 100 contratos, treide com ele durante 1 mês. Se der certo aumente para dois contratos no mês seguinte, Três contratos no terceiro mês. Assim vc conhecerá a si próprio.
      Abraço!

      Excluir
    4. é complicado hein, Quando a gente tem a CERTEZA de que iremos ganhar, perdemos é sempre assim....

      Sei bem disso que a dificuldade é grande, Irei levar em conta seu conselho, Usarei a estrategia com apenas 10 contratos E caso vá ganhando vou aumentando a esposição...


      Isso sem levar precisar do dinheiro para me manter, irei me mantendo nesse meio tempo com minhas reservas... Ai vamos ver se deu resultado ou não...

      Excluir
    5. Mas vc já operou antes? Se não operou antes então 10 contratos é muito...

      Excluir
  5. Uó,

    Eu achei uma bela jogada da Totvs. A Bematech é uma empresa muito interessante e certamente vai agregar bastante no portfólio da primeira.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, se foi... sigo sócio. Agora na verdade sou sócio de 3 empresas de TI: TOTS, LINX e SNSL. Sem contar a minha empresa que também é de TI e sou sócio majoritário, rs. Então são 4 empresas.

      Excluir
  6. Como é bom ser comprado nesta hora hein...quem poderia imaginar a Totvs papagando a Bematech....
    Eu também realizaria e não ficaria para ver se a Totvs vai mesmo conseguir a aprovação para a incorporação. Vai que a proposta é rejeitada e acontecendo isto BEMA3 recua ?!!! Já imaginou ?
    Melhor então vender no topo, embolsar os 50% e sair fora.
    Taí pq gosto de ações e FIIs por enquanto estou afastado.
    Para quem quer construir patrimonio, só ações conseguem com estas valorizações, FIIs é só para quem já tá aposentando e quer "estacionar" a grana em cima de um ativo real (imóvel) e ficar recebendo os alugueres.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu venderia sem pensar. Pior que ia comprar esta danada nesta semana, se a TOTS tivesse adiado o comunicado para a próxima sexta teria ganho 500 reais facinho, rs. Mas não dou este tipo de sorte.
      Estou comprando FIIs todo mês. Todo fim de mês faço 4 aportes de 1.000 reais. Minha aposentadoria depende disto. Já ações só compro em momentos como o de agora, e vendo uma parte em momentos como o de 3 meses atrás. O dinheiro que irei aportar agora veio das últimas vendas. Ficou devidamente guardado nas LTFs. Não estou colocando dinheiro novo nas ações, só nos FIIs.
      Abraço!

      Excluir
  7. Uma bela alavancada, Uó.

    Pena que eu estava fora, rsss

    Abraços,
    Pobre Poupador
    www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir