sexta-feira, 24 de junho de 2016

Brexit: O Impacto no Mercado Brasileiro Após a Votação


Por 1,2 milhão de votos de diferença, o Reino Unido votou por sair da União Europeia. Os resultados oficiais, divulgados às 3 da manhã (horário de Brasília, mostram que 51,9% dos eleitores britânicos que foram às urnas nesta quinta-feira (23) defendem que o país deixe a União Europeia, no processo apelidado de Brexit - fusão das palavras inglesas “exit” (saída) e “British” (britânica) -, ao passo que 48,1% votaram pela permanência.

A consulta popular registrou índice histórico de comparecimento - 72,2% do eleitorado - e recorde de 46,5 milhões de eleitores registrados. Por volta das 4 horas (hora de Brasília), o premiê conservador, David Cameron, principal fiador do voto pró-UE, anunciou que vai renunciar ao cargo. O premiê tentou acalmar o mercado financeiro e também os 3 milhões de imigrantes europeus que vivem no Reino Unido, garantindo que não haverá mudanças imediatas.

Foi uma surpresa para o mundo todo. Uma pesquisa divulgada logo após o fim da votação, às 22 horas no horário britânico (18 horas, horário de Brasília), feita pela YouGov, aferia o resultado como 52% dos votos pela permanência e 48% pela saída. A última pesquisa feita antes da votação e publicada na quarta-feira (22) também apontava para uma ligeira vantagem para os defensores do lado chamado de Bremain - british, de britânico, remain, de permanência.

O resultado abalou o mercado financeiro e causou incredulidade no mundo todo. No início da madrugada, manhã na Ásia, a libra chegava ao menor valor em relação ao dólar em 31 anos. A cotação estava em US$ 1,32, queda de 11% em relação ao fechamento de quinta-feira (23). Na Ásia, as Bolsas despencavam em Tóquio (-7,22%), Hong Kong (-4,67%) e Seul (-4,09%). Aqui no Brasil o índice Bovespa apresenta queda de -3% nesta manhã. O índice futuro abriu com gap de baixa de -5% mas amenizou a queda subindo mais de 1.000 pontos nas duas primeiras horas de negociação.


A maior parte dos ativos que tenho em carteira está no campo negativo nesta manhã. A maior queda é da VALE5 com -4,7% e a maior alta é PINE4 com 1,99%. No mês, a maior queda é da CTXA3 com -39% e a maior alta é a ESTC3 com 43%.


Para entender mais do assunto tratado neste post sugiro assistir ao vídeo do colega Viver de Dividendos publicado nesta manhã.

Bons investimentos!

Fonte

20 comentários:

  1. Muito pânico por nada.

    Os únicos que irão perder são os tiranos de Bruxelas, que querem regular toda a Europa.

    Os britânicos disseram não.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que é mais irracional, a queda de hoje ou a alta de ontem, rs

      Excluir
    2. Certamente a alta de ontem, porque a pesquisa foi encomendada pelo PT! rsrsrs...

      Excluir
  2. Uorren Bife,

    Por curiosidade você já estudou a RADL3? Considera uma excelente empresa? ou é uma empresa muita cara para as expectativas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estudei e já tive esta empresa, mas vendi, um dos meus maiores erros, rs

      Excluir
    2. Uó,

      O meu caso é igual o seu, rs.

      Porém, como somos sócios da Extrafarma através da Ultrapar, está tranquilo.

      Abraços!

      Excluir
  3. Putz ,93 ativos , é isso mesmo?? eu tenho 63 já da um trabalho danado rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade está girando em torno de 80. Tem uns 5 FIIs e umas 5 ações nesta lista que ainda não tenho, mas pretendo comprar no futuro.

      Dá um trabalhinho, mas é prazeroso, rs

      Qual sua lista de ativos?

      Excluir
  4. Vocês possuem opinião formada sobre a CCRO3, CGRA3 E ODPV3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São boas empresas, compraria na ordem inversa da sua listagem, rs

      Excluir
  5. TOTS3 é uma ação arriscada, Uó? Buffet não gosta do setor de tecnologia, razão pela qual nos deixa pouco tranquilos em abrir posição na TOVTS. Além do mais, está é a única com fundamentos excelentes detre as empresas do setor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque arriscada? Ao contrário do meu xará, eu adoro empresas de tecnologia, rs. Tenho 3 em carteira: TOTS, SNSL e LINX.

      Excluir
  6. Uó,

    Por que na sua seleção de ações não entra a MDIA3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrou sim, veja na lista.

      Excluir
    2. O mercado está estranho.Esperava um aumento nos juros,mas nada.Parece que realmente o Brasil não assusta mais o mundo!
      Abraços!

      Excluir
    3. rs. O Brasil é o país do futuro!

      Excluir
  7. Olá,
    Este é informar o público em geral que a Sra MARIA FRANCISCO, um respeitável credor empréstimo privado, abriu uma oportunidade financeira para todos os que necessitam de qualquer ajuda financeira. Você precisa de um empréstimo urgente para limpar seus débitos ou precisa de um empréstimo de capital para melhorar o seu negócio? Você já foi rejeitado pelos bancos e outras entidades financeiras? Não procure mais, porque nós estamos aqui para todos os seus problemas financeiros. Damos empréstimos a taxa de juros de 2% a pessoas, empresas e sociedades em um termos e condições claras e compreensíveis que perfeitamente se adequar a sua condição.

    Envie-nos em: (heavensgateloans@gmail.com)

    ResponderExcluir
  8. Poucas empresas serão impactadas a nível de balanço, mas agente fica naquela esperança da irracionalidade do mercado pra aproveitar umas promoções.

    No mais valeu pela referencia do vídeo.

    ResponderExcluir