sábado, 16 de julho de 2016

Investimentos em Corretoras: Quatro Anos de História

Minha história no mundo dos investimentos começou em maio de 2008 - alguns dias antes do pico histórico do IBOV, ops. Naquela época a bolsa estava na boca do povo, ações blue chips como Vale e Petrobras bombavam no mercado, empresas siderúrgicas estavam no seu momento de glória, ações de construtoras subiam a cada dia, revistas estampavam na capa matérias como esta abaixo:

ficar rico na bolsa

Naquele momento a economia do país apresentava relativo prestígio frente às agências de classificação de risco e o país acabava de receber título de grau de investimento...


Em suma, era um cenário propício para atrair sardinhas para a roda da fortuna da bolsa de valores e a partir dali o mercado ganhou mais um investidor de peso - eu, vulgo Uorrem Bife, rs.

Peguei então um dinheirinho que tinha juntado na poupança e entrei em um fundo de ações da Vale da Caixa Econômica Federal. Agora era só esperar o dinheiro duplicar a cada 6 meses e aguardar pacientemente o milhão chegar dentro de alguns anos.

Poucos dias depois começou uma quebradeira de bancos no exterior, jornais alardeavam uma tal bolha imobiliária nos E.U.A. e o mundo ficou caótico. Mas fiquei tranquilo pois afinal não tinha investimento em nenhum banco de fora e o presidente do povo tinha falado na TV que aquilo era só uma marolinha, coisa passageira. Só que não.

As semanas foram passando e a cada extrato mensal o dinheiro ia sumindo na conta até que um dia parei de olhar aquilo pois alguém me falou que no longo prazo tudo dá certo, "se ficar olhando é pior".

Me casei no final de 2008 (minha esposa também tinha investimentos em fundos da Vale e da Petro) e fui tocar a vida. Deixei o mercado de lado e me concentrei em outras atividades. Mesmo porque não estava sobrando dinheiro quase nenhum e não tinha porque me preocupar com investimentos naquele momento.

Lá pelos idos de 2010 o dinheiro começou a sobrar na poupança mas não sabia ao certo se continuava a aportar nos fundos da Vale e Petro que tinham se recuperado um pouquinho depois de 2008 ou se procurava uma outra alternativa. Acabei encontrando o santo graal do investidor sardinha: "comprar na baixa e vender na alta". Era uma coisa muito óbvia: pra quê colocar um dinheiro em um fundo e deixar mofando se eu posso comprar uma ação na baixa e dias depois vender na alta?! Era a estratégia infalível.

Então me cadastrei na corretora do Banco Bradesco em que possuía poupança e comecei o compra e vende de ações. Comprava papéis que não tinha nem ideia do que se tratavam, por exemplo comprei Minerva pensando se tratar da fábrica de sabão em pó. Não importava já que estava dando lucro.

Só que o mercado virou de um ciclo de alta para um ciclo de baixa e obviamente as operações não estavam mais dando certo. Como não sabia nem o que era stop loss, uma carteira de ações de longo prazo acidental começou a se formar. Em meados de 2012 tinha então os seguinte papéis acumulados na corretora do banco.


Só tranqueira. Foi então que aconteceu a terceira reviravolta: vendi todos estes ativos, resgatei o meu dinheiro e o da minha esposa dos fundos Vale e Petro ficando totalmente líquido. Já que os investimentos em fundos não estavam dando certo e as operações de compra e venda que no princípio deram lucro também não estavam mais funcionando então precisava encontrar uma alternativa mais viável.

Peguei metade do dinheiro e coloquei no tesouro direto (nem me lembro qual!) pois li em algum lugar que era o investimento mais seguro e a outra metade ficou parada na poupança.

Porém decidi mais uma vez tentar o mercado de ações. Você pensa assim: "se alguns conseguem por que então eu não conseguirei?". Só que desta vez seria diferente, estudaria as empresas antes de comprar e usaria análise gráfica para determinar os melhores momentos de compra. Outra grande questão foi cadastrar em corretoras com taxas de corretagem e manutenção mais atrativas.

Fizemos então cadastro em duas corretoras (uma com meu CPF e outra com CPF da esposa) e fomos aos poucos transferindo o dinheiro para aportes. Fiquei um bom tempo pagando aqueles TEDs caríssimos até uma boa alma me explicar o que é uma conta digital. Aos poucos fui zerando a poupança e depois zerei também os títulos do governo para aportar tudo em ações (naquela época não conhecia FIIs).

Bom, fiz toda esta longa introdução para chegar ao tema do post, vamos lá...

Quatro Anos Investimentos em Corretoras

Hoje temos contas em seis corretoras diferentes porém duas estão inativas. Temos também contas em três bancos porém deixamos nestas contas apenas o dinheiro necessário para pagar as contas do mês corrente e do próximo mês. O restante do dinheiro está todo alocado em ativos como ações, FIIs e títulos do governo através das quatro corretoras ativas.

Devo admitir que nestes últimos quatro anos ainda realizei muitas operações de compra e venda de caráter puramente especulativo - e ainda faço - mas o foco hoje é basicamente investimentos de longo prazo. Para separar as coisas reservei uma corretora apenas para fazer operações de compra e venda em derivativos e as outras três são reservadas para os investimentos de longo prazo em ações e FIIs.

O gráfico abaixo apresenta a evolução do capital alocado nas corretoras ao longo destes últimos quatro anos. A linha azul mais grossa apresenta o valor de fechamento e a linha mais fina o valor aportado. Estivemos boa parte do tempo com valor de fechamento abaixo do valor aportado mas já estamos há cinco meses no campo positivo e em especial nestas duas últimas semanas a carteira explodiu. Opa!

investimento em corretoras

É fato que a evolução do gráfico nos últimos meses tem mais a ver com uma melhora nas expectativas do mercado em relação ao cenário político-econômico do que com a robustez das carteiras propriamente ditas. Porém tenho plena consciência que venho fazendo as escolhas certas, tanto no sentido de seleção de ativos quanto no sentido do timing de compra.

Ainda realizo compras de caráter totalmente especulativo como será visto logo abaixo, porém cada vez mais me concentro nos ativos de melhores fundamentos para o longo prazo.



É muita tranqueira em uma carteira só, sei disto, mas aos poucos vamos ajustando isto. Ainda tenho este péssimo hábito de colecionar ativos, rs.

Bom fds!

45 comentários:

  1. Uorren Bife,

    Percebi que você possui a MDIA3 para longo prazo? Embora seja uma empresa com excelentes fundamentos, considero que paga poucos proventos a longo prazo. Qual sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma empresa de crescimento, não espere dela dividendos gordos, aliás, aqui no Brasil é difícil encontrar empresa boa pagadora de dividendos.

      Excluir

  2. Qnd paramos p ver o que ja fizemos sobre investimentos, as vezes bate o desespero da falta de conhecimento, porém tudo isso nos deixa mais calmo qnt se fala do presente.
    Ao meu ver cara amigo, tudo dentro da normalidade kkkkkk se hoje fosse da um uma volta no tempo so queria voltar 1 ano e ter feitos duas escolhas diferentes e hj estaria bem mais tranquilo.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior riqueza que fica é o aprendizado e a compartilhamento deste resultado com outras pessoas, porque dinheiro é apenas um papel pintado de verde.

      Excluir
  3. Uó,

    Ainda consideras complicado investir na CCRO3? Ela não tem melhorado o suficiente para entrar? Qual sua visão da empresa para uma carteira de longo prazo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empresas que dependem de concessões para manter a receita é sempre um risco ter. Eu não me exporia muito.

      Excluir
  4. Uó, vi sua carteira e só fiquei pensando como deve ser um saco vc fazer sua declaração anual de IR hehe

    Eu já cheguei a ter umas 30 ações na carteira, mas hoje coloquei um teto de 20. FIIs, já tive mais de 10, hoje meu teto é 5.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente dá um trabalhinho, rs

      Excluir
    2. Realmente, tenho 10 empresas e 10 imoveis. Se eu optar por comprar outra empresa eu vendo uma das que já faz parte da carteira.

      Obs: Me orgulho de cada burrada que fiz.

      Botecobom

      Excluir
  5. Opa, só faltou a petr4 pra carteira ficar bonita 😂.

    Longo prazo chegando uó, já dominando o mercado, olha só esse gráfico que beleza!

    Bom final de semana, abraço !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "por exemplo comprei Minerva pensando se tratar da fábrica de sabão em pó."

      kkk, que burro, dá zero pra ele!!!

      Brincadeirinha, Uó, podia ter sido pior, como eu que tomei uma enorme ferrada com ações da Oi no passado...aprendendo sempre!

      Excluir
    2. kkk, não digo burrice já que do ponto de vista de análise técnica o que a empresa faz pouco importa, mas agora gosto de sabe ronde estou colocando o pé.

      Excluir
  6. Kkkk Uo,

    Post muito bom.

    Tambem ja pensei que Minerva era fabrica de sabao kkk.

    Ate Magnesita voce ja teve, Usiminas, nuuu. Eu tambem.

    Gostei de ver o grafico com aportado e o valor, positivou, muito bom.

    Tambem estou acreditando em XPGA, ta muito abaixo do VP.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tive tanta tranqueira.
      Rapah, outro dia sonhei que o XPGA tinha se valorizado 10%. Este FII me dá angústia, e olha que é minha maior exposição.

      Excluir
  7. Em 2008 eu tinha PETR4 e quando vi uma capa da Veja com um mico, eu acho, vendi tudo e só investi em construção. Eu só tinha 02 casas de aluguel. Comprei outro terreno, vendi apartamento e construí mas 11 casas.

    Hoje vira e mexe penso se volto, por enquanto que ter 1 ano de salário na poupança e depois pensar no que fazer.

    Achei bacana sua esposa estar afinada contigo o tempo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa venda!
      Minha esposa me apoia, é uma companheira.

      Excluir
  8. Sua trajetória lembra um pouco a minha! também comecei pelos fundos de ações, Vale, Petrobras, Siderurgia etc...ainda tenho um pouco, que estou vendendo aos poucos. Depois fui realizando minha carteira de ações, primeiramente comprando muita tranqueira, tipo Ogx, Eucatex, etc... depois formando uma carteira mais racional. abraço Uó...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a maioria começa da mesma forma, mas espero que meu filho aprenda com os erros do pai, rs.

      Excluir
  9. Parabéns grande UO!Também comecei pelos fundos de ações de bancos.Seu comentário foi muito feliz:"aprendizado e o compartilhamento...".Apesar das burradas e hoje achar que estou um pouco mais apto para investir em ações,sou um crítico.No país da corrupção,dos políticos gananciosos,dos juros altos,do povo que é culturalmente apático e sem educação que esperam tudo do estado Babá e deste capitalismo de estado ou de quadrilha com seus voos de galinha,-Só me resta alocar pouco em RV e nas crises.Há alguns anos amargo um preju com 13 empresas de qualidade.Como vejo que nada mudará neste país,estou feliz com RF e imóveis e tendo menos trabalho e mais tempo para fazer o que gosto.Ahh,semana passada conheci a Bovespa fisicamente.Achei legal...
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Acionista, não basta escolher boas empresas, temos que analisar outras variáveis também.
      O que rola lá na bolsa física? Só visitação mesmo?!

      Excluir
  10. Você tem sobrevivido bravamente aos anos de penumbra da bolsa brasileira... Hora de colher os frutos de tamanha disciplina.. Cara, sua carteira tem uma quantidade de ativos muito grande... Vc não pira para acompanhar de perto cada uma das empresas que é sócio?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que não é esta a hora que queria colher frutos, queria mesmo mais alguns anos de bolsa barata pra colher os frutos lá a aposentadoria, ainda tenho muito o que aportar, rs.

      Excluir
  11. Uó,

    Observo que você possui ações da Energias do Brasil (ENBR3).

    Após essa subscrição enorme, é possível visualizar problemas com a governança?

    Acreditas na empresa? Tens comprado visando dividendos ou crescimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho esta empresa, só observando... rs

      Excluir
  12. Meu Deus, quantos ativos!

    Sua meta é comprar todas as ações da Bovespa ? hahahhaha.

    Algumas ações são para trade e outras para longo prazo ?

    Eu não tenho nenhum FII no Brasil (só nos E.U.A), acho que a quantidade ainda é muito pouca.

    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkk ele quer criar o índice UOBov

      Excluir
    2. Sempre ouço estas piadinhas, rs

      Excluir
  13. Olá Uó,

    Com essas análises aprofundadas sobre diversas empresas já está acumulando conhecimento suficiente para passar um pente fino nessa carteira, hein?

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto mt de ficar vendendo ativos, por isto vão se acumulando, rs

      Excluir
  14. Leio sua história e me identifico demais com ela... tanto o início dos investimentos quanto o período de aprendizado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Grande Uo!
    Amigo toda vez que volto aqui tem umas 5 postagens novas!
    O homem é uma máquina mesmo!
    Queria que vc desse uma comentada na minha segunda parte do post da TSR.

    Amigo, sinceramente, tem muito lixo na sua carteira de ações, me desculpe por dar pitaco mas eu adoraria que alguém me falasse isso. O que eu mais gosto de investir são ações. Sobre os seus fii não sei opinar e sou muito burro em fiis. Só comprei o HGRE11 mês passado pra entrar aos poucos. Bati até um print da sua carteira de fiis pra estudar os ativos com mais calma.

    Ei Uó, ainda tá fazendo o ranking seu ou parou?

    Abraçao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma carteira trash! rs.

      oi ranking sai ainda este mês.

      Excluir
  16. Uó,
    Assim como todos os caminhos levam a Roma, acredito que todas as experiências na bolsa levam a um investimento mais conservador de longo prazo.
    Eu passei por várias fases semelhantes as suas (fundos de investimento de ações, tranqueiras, ilusão do comprar na baixa e vender na alta, etc), mas no final percebemos que a chance de ficarmos ricos só com os investimentos é quase nula e que a sua chance de vencer se concentra em focar nos aportes e acumular patrimônio em ativos de valor.
    Bela história, espero que daqui a quatro anos tenha ainda mais motivos para comemorar. De qualquer forma acredito que seu maior investimento mesmo tenha sido o Uózinho, o resto é secundário.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      Como sempre comentários pertinentes. Passei pelas mesmas fases ... Impressionante.

      E ao final descobrimos que o que faz enriquecer é realmente aumentar o aporte e acumular patrimônio (que inclui ações, FIIs, renda fixa, imóveis, etc.).

      Excluir
    2. Esta ideia de ficar rico com bolsa realmente é uma falácia, mas é o que continua atraindo PF para a bolsa, e acho que será assim por um bom tempo.

      Uozinho com certeza pe hoje meu maior "ativo", e está cada vez mais ativo, rs.

      Abraços pessoal!

      Excluir
  17. Uó, bela carteira hein! Famosa X-tudo!!
    Tenho uma dúvida: por que escolheu ANIM3 e não SEER?
    E porque deu preferência a FIIs de papel na maior composição da carteira? Por conta do DY?
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas perguntas Henrique.

      Escolhi a ANIM3 simplesmente porque conheço algumas faculdades dela, algumas perto da minha casa, mas acho que a SEER também tem bom potencial. De qq forma nos preços atuais não compro mais.

      Sobre os FIIs de papel, antigamente tinha uma estratégia de buscar high yield, e por isto fui comprando, mas hj isto se tornou secundário para mim.

      Abraço!

      Excluir
  18. Uo,

    Hahahah .. post interessante ... acho que muita gente entubou em 2008 com fundos de vale e petr .. eu ja negociava ativos .. e me fu junto .... vai ver por isso sou meio traumatizado até hj e só opero com hedge rs ...

    Acho que faz parte ... rs ...

    é realmente a sua carteira é bem grande rsrsr .. é um colecionador ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em hedge, hj vendi um contratinho de índice pra começar a proteger a carteira, o que vc acha? Será que me precipitei? Ainda posso vender mais se for analisar o tamanho da carteira e o Beta.

      Excluir
  19. Você tem mais ações na sua carteira do que o Ibov na composição do índice kkk

    Desarma logo essas bombas e bola pra frente

    Meu sonho é ter dinheiro suficiente pra colocar em mais de uma corretora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas bomas estão prestes a explodir, rs. Espero que seja para cima.

      Excluir
  20. Olá,gostaria de sugerir também o mercado de diamantes que é muito rentável,porém estava restrito aos milionários. Eu disse "estava". Há um ano e quatro meses atrás descobrir uma empresa que pega o seu capital e te paga 20% ao mês. Espetacular! Quando descobrir essa empresa no inicio do ano passado fiquei meio apreensivo, mais depois de um ano e quatro meses pagando direitinho, só posso dizer que estou feliz demais. Tenho imóvel alugado também, mais diversificar investimentos é o ideal. E no diamante a pessoa pode começar com menos R$1000,00 reais. Quem quiser aprender me chame no Whatsapp que eu ensino. (27) 9 98390923.

    ResponderExcluir
  21. Olá,gostaria de sugerir também o mercado de diamantes que é muito rentável,porém estava restrito aos milionários. Eu disse "estava". Há um ano e quatro meses atrás descobrir uma empresa que pega o seu capital e te paga 20% ao mês. Espetacular! Quando descobrir essa empresa no inicio do ano passado fiquei meio apreensivo, mais depois de um ano e quatro meses pagando direitinho, só posso dizer que estou feliz demais. Tenho imóvel alugado também, mais diversificar investimentos é o ideal. E no diamante a pessoa pode começar com menos R$1000,00 reais. Quem quiser aprender me chame no Whatsapp que eu ensino. (27) 9 98390923.

    ResponderExcluir